sábado, 13 de agosto de 2011

Análise da escrita - Psicogênese

TABELA ELABORADA PARA ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO DA ESCRITA DOS ALUNOS



NÍVEL DA ESCRITA


CARACTERIZAÇÃO
EXEMPLOS:
- Brigadeiro
- Pipoca
- Suco
- Bis










P
R
É
-
S
I
L
Á
B
I
C
A

Grafismo primitivo
Predomínio de rabiscos e pseudo-letras. A utilização de grafias convencional é um intento para a criança.
Desenvolvem procedimentos para diferenciar escritas.

Riscos e rabiscos desordenados
Escrita sem controle de quantidade
A criança escreve ocupando toda a largura da folha ou do espaço destinando a escrita
ADFIJEHDJGLA
GRJGLDOITMA
RDROVOKBPFII
HNIJUDYBTRAL
Escrita Unigráfica
A criança utiliza somente uma letra para representar a palavra.
A
L
F
C
Escrita Fixa
A mesma série de letras numa mesma ordem serve para diferenciar nomes. Predomínio de grafias convencionais.
ALNI
ALNI
ALNI
ALNI
Quantidade variável
Repertório Fixo/Parcial
Algumas letras aparecem na mesma ordem e lugar, outras letras de forma diferente. Varia a quantidade de letras para cada palavra.
SAMT
AMT
AMTSA
SAT
Quantidade constante
Repertório variável
Quantidade constante para todas as escritas. Porém, usa-se o recurso da diferenciação qualitativa: as letras mudam ou muda a ordem das letras.
HRUM
ASGK
ONBI
CFTV
Quantidade variável
Repertório variado
Expressam máxima diferenciação controlada para diferenciar uma escrita de outra.
RAMQN
ABEAMF
GEPEA
OSDI
Quantidade e repertório variáveis
Presença de valor sonoro início e/ ou fim
Variedade na quantidade e no repertório de letras. A criança preocupa-se em utilizar letras que correspondem ao som inicial e/ou final.
IMSABRO
IBRNSA
URMTO
INBOXIX
SILÁBICA
Sem valor sonoro: a criança escreve uma letra para representar a sílaba sem se preocupar com o valor sonoro correspondente.
ROMT
BUD
AS
R
Iniciando uma correspondência sonora: a criança escreve uma letra para cada sílaba e começa a utilizar letras que correspondem ao som da sílaba.
ITMO
PQA
RO
GI
Com valor sonoro: a criança escreve uma letra para cada sílaba, utilizando letras que correspondem ao som da sílaba; ás vezes usa só vogais e outras vezes consoantes e vogais.
IAEO / BHDO
IOA / POK
UO / SC
IS / BI
Silábico em conflito ou hipótese falsa necessária: momento de conflito cognitivo relacionado à quantidade mínima de letras (BIS/ISIS) e a contradição entre a interpretação silábica e as escritas alfabéticas que têm sempre mais letras. Acrescenta letras e dá a impressão que regrediu para o pré-silábico.
BHDULE
IOKEC
UOKU
ISIS
SILÁBICA-ALFABÉTICA
A criança, ora escreve uma letra para representar a sílaba, ora escreve a sílaba completa. Dificuldade é mais visível nas sílabas complexas.
BIHDRO
PIPOK
SUKO
BIZ
ALFABÉTICA
A criança já compreende o sistema de escrita faltando apenas apropriar-se das convenções ortográficas; principalmente nas sílabas complexas.
BRIGADEIRO
PIPOCA
SUCO
BIS

DENGUE – PARÓDIAS DE MICHELLY BARROS



SPLISH, SPLASH 
FEZ O BARULHO DO LIXO
NO RIACHO AO SER JOGADO.
TODO MUNDO OLHOU ME CONDENANDO
SÓ PORQUE EU ESTAVA SUJANDO.
AGORA LÁ EM CASA TODO MUNDO VAI SABER
QUE O LIXO NA RUA TRAZ DOENÇAS PRA VALER
IÉIÉ
SPLISH, SPLASH
TODO MUNDO OLHOU
QUE UM FOCO DE DENGUE LOGO ALI SE FORMOU.


Ó MOSQUITO VÊ SE ME DEIXA EM PAZ
DOR DE CABEÇA JÁ NÃO AGUENTO MAIS
FUI PICADA HÁ UMA SEMANA ATRÁS
O MEU CORPO ESTÁ CANSADO DE SOFRER
HEI, HEI, É O FIM.
Ó MOSQUITO VÁ LONGE DE MIM.



SE VOCÊ QUER BRIGAR E ACHA QUE O MOSQUITO ESTÁ VENCENDO
SE ENGANOU MEU BEM,
PODE VIM QUENTE QUE EU ESTOU ME PROTEGENDO.
É SÓ SE LIVRAR
DA ÁGUA PARADA,
O MEU BATALHÃO É DO TAMANHO DE UM TREM
LARVA DE MOSQUITO EU JÁ MATEI MAIS DE CEM
PODE VIM QUENTE QUE EU ESTOU TE VENDO
PODE VIM QUENTE QUE EU ESTOU ME PROTEGENDO.


DE QUE VALE A PREGUIÇA SE O MOSQUITO TE PICAR?
VEDE A CAIXA D´ÁGUA E O PNEU VÁ EMBORCAR.
SE UM FOCO EXISTIR
NA CASA OU NO APARTAMENTO
A LARVA VAI ECLODIR
E VAI VIRAR GRANDE TORMENTO
QUERO QUE VOCÊ SE PROTEJA NESSE INVERNO
E QUE O MOSQUITO VÁ PRO INFERNO
UÔ, UÔ
E QUE O MOSQUITO VÁ PRO INFERNO.


terça-feira, 2 de agosto de 2011

Planejamento de conteúdos do 1º ano

 PAIC

ABRIL

DE 27 A 29 – ATIVIDADES DE COORDENAÇÃO

MAIO

DE 02 A 06 – ATIVIDADES DIAGNÓTICAS
DE 09 A 13 – NOMES PRÓPRIOS DOS ALUNOS
DE 16 A 20 – GENTE TEM SOBRENOME
DE 23 A 27 – NOMES DE GENTE
DE 30 A 31 – AMARELINHA

JUNHO

DE 01 A 03 – AMARELINHA
DE 06 A 10 – NOMES DE ANIMAIS DE A/Z - PARECE... MAIS NÃO É
DE 13 A 17 – PARECE... MAIS NÃO É
DE 20 A 24 – CURIOSIDADES DO MUNDO ANIMAL DE A/Z
DE 27 A 30 – ATIVIDADES AVALIATIVAS

JULHO
DE 01 A 31 – PERÍODO DE FÉRIAS

AGOSTO

DE 03 A 05 – NOMES DAS CRIANÇAS DA TURMA DO PAIC
DE 08 A 12 – CANTIGAS DE RODA
DE 15 A 19 – PARLENDAS
DE 22 A 26 – CADÊ O TOUCINHO QUE ESTAVA AQUI?
DE 29 A 31 – PARLENDAS

SETEMBRO

DE 01 A 02 – PARLENDAS
DE 05 A 09 – BRINCADEIRAS POPULARES
DE 12 A 16 – VAMOS PASSEAR NO BOSQUE
DE 19 A 23 – VAMOS PASSEAR NO BOSQUE
DE 26 A 30 – VAMOS PASSEAR NO BOSQUE

OUTUBRO

DE 03 A 07 – ATIVIDADES AVALIATIVAS
DE 10 A 14 – VAMOS PASSEAR NO BOSQUE
DE 17 A 21 – LOBISOMEM
DE 24 A 28 – SACI-PERERÊ
NO DIA 31 – CURUPIRA

NOVEMBRO

DE 01 A 04 – CURUPIRA
DE 07 A 11 – MULA-SEM-CABEÇA
DE 14 A 18 – CUCA
DE 21 A 25 – O LOBO E OS SETE CABRITINHOS
DE 28 A 30 – OS TRÊS PORQUINHOS

DEZEMBRO

DE 01 A 02 – OS TRÊS PORQUINHOS
DE 05 A 09 – CHAPEUZINHO VERMELHO
DE 12 A 16 – OVELHINHA VERMELHA
DE 19 A 22 – ATIVIDADES AVALIATIVAS
DE 23 A 31 – RECESSO ESCOLAR

JANEIRO

DE 02 A 06 – FÁBULA: O LOBO E O CORDEIRO
DE 09 A 13 – A LEBRE E A TARTARUGA
DE 16 A 20 – O RATO DO CAMPO E O RATO DA CIDADE
DE 23 A 27 – O CORVO E O JARRO/ A GANSA DOS OVOS DE OURO
DE 30 A 31 – LOBOS DE VERDADE

FEVEREIRO

DE 01 A 03 – LOBOS DE VERDADE
DE 06 A 10 – LOBO-GUARÁ
DE 13 A 17 – A FAMÍLIA DOS LOBOS
DE 23 A 24 – PRODUÇÃO TEXTUAL
DE 27 A 29 – O TRENÓ DO PAPAI NOEL... PARECE... MAIS NÃO É...

MARÇO

DE 01 A 02 – O TRENÓ DO PAPAI NOEL... PARECE... MAIS NÃO É...
DE 05 A 09 – REVISÃO DE CONTEÚDOS
DE 12 A 16 – ATIVIDADES AVALIATIVAS
DE 19 A 20 – ANÁLISE DIAGNÓSTICA


PORTUGUÊS – CARTILHA

ABRIL

DE 27 A 29 – ATIVIDADES DE COORDENAÇÃO

MAIO

DE 02 A 06 – ATIVIDADES DIAGNÓTICAS
DE 09 A 13 – DESENHOS E SÍMBOLOS/O ALFABETO
DE 16 A 20 – LETRAS E SÍLABAS/AS VOGAIS
DE 23 A 27 – VOGAIS NASAIS/ENCONTRO DE VOGAIS
DE 30 A 31 – ORDEM ALFABÉTICA/PATO

JUNHO

DE 01 A 03 – PATO
DE 06 A 10 – BOLA/ GÊNERO DO SUBSTANTIVO
DE 13 A 17 – TELEFONE
DE 20 A 24 – DOCE
DE 27 A 30 – ATIVIDADES AVALIATIVAS

JULHO
DE 01 A 31 – PERÍODO DE FÉRIAS

AGOSTO

DE 03 A 05 – ALFABETO/GALO
DE 08 A 12 – CASA
DE 15 A 19 – GATO/SÍLABA
DE 22 A 26 – MACACO
DE 29 A 31 – VACA

SETEMBRO

DE 01 A 02 – FAMÍLIA/LETRA CURSIVA
DE 05 A 09 – NUVEM
DE 12 A 16 – JABUTI/NÚMERO DO SUBSTANTIVO
DE 19 A 23 – RATO
DE 26 A 30 – SAPO

OUTUBRO

DE 03 A 07 – ATIVIDADES AVALIATIVAS
DE 10 A 14 – BRUXA
DE 17 A 21 – ZEBRA
DE 24 A 28 – SACI
NO DIA 31 – PERU

NOVEMBRO

DE 01 A 04 – MACARRÃO/GRAU DO SUBSTANTIVO
DE 07 A 11 – DINOSSAURO
DE 14 A 18 – RAPOSA
DE 21 A 25 – CRIANÇA
DE 28 A 30 – GIRASSOL/FRASES

DEZEMBRO

DE 01 A 02 – TARTARUGA
DE 05 A 09 – PESCARIA/SINAIS DE PONTUAÇÃO
DE 12 A 16 – GOLFINHO
DE 19 A 22 – ATIVIDADES AVALIATIVAS
DE 23 A 31 – RECESSO ESCOLAR

JANEIRO

DE 02 A 06 – ELEFANTE
DE 09 A 13 – CARTAZ/VERBO
DE 16 A 20 – HORTA
DE 23 A 27 – COELHO
DE 30 A 31 – CHAPÉU

FEVEREIRO

DE 01 A 03 – GALINHA
DE 06 A 10 – GUEPARDO
DE 13 A 17 – MALUQUINHO/
DE 23 A 24 – BRIGADEIRO
DE 27 A 29 – BICICLETA

MARÇO

DE 01 A 02 – BICICLETA
DE 05 A 09 – REVISÃO DE CONTEÚDOS
DE 12 A 16 – ATIVIDADES AVALIATIVAS
DE 19 A 20 – ANÁLISE DIAGNÓSTICA


MATEMÁTICA

ABRIL

DE 27 A 29 – ATIVIDADES DE COORDENAÇÃO

MAIO

DE 02 A 06 – ATIVIDADES DIAGNÓTICAS
DE 09 A 13 – NOÇÕES DE GRANDEZA/MAIOR OU MENOR
DE 16 A 20 – ALTO OU BAIXO/CURTO OU COMPRIDO
DE 23 A 27 – GROSSO OU FINO/LARGO OU ESTREITO
DE 30 A 31 – NOÇÕES DE POSIÇÃO/LONGE OU PERTO/DIREITA OU ESQUERDA

JUNHO

DE 01 A 03 – NA FRENTE DE, ATRÁS DE, ENTRE/EM CIMA OU EMBAIXO
DE 06 A 10 – DENTRO OU FORA/MESMO SENTIDO OU SENTIDO CONTRÁRIO
DE 13 A 17 – CONCEITOS BÁSICOS/CLASSIFICAÇÃO/SEQUÊNCIAS
DE 20 A 24 – IGUALDADE E DESIGUALDADE/SÍMBOLOS E CÓDIGOS
DE 27 A 30 – ATIVIDADES AVALIATIVAS

JULHO
DE 01 A 31 – PERÍODO DE FÉRIAS

AGOSTO

DE 03 A 05 – AS FORMAS DOS OBJETOS/ SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
DE 08 A 12 – SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
DE 15 A 19 – NÚMEROS DE 0 A 5
DE 22 A 26 – NÚMEROS DE 0 A 10
DE 29 A 31 – PAR OU IMPAR

SETEMBRO

DE 01 A 02 – PAR OU IMPAR
DE 05 A 09 – NÚMEROS ORDINAIS
DE 12 A 16 – COMPARAR E MEDIR/AS MEDIDAS DO DIA A DIA
DE 19 A 23 – MEDINDO O COMPRIMENTO E A MASSA
DE 26 A 30 – MEDINDO A CAPACIDADE E O TEMPO

OUTUBRO

DE 03 A 07 – ATIVIDADES AVALIATIVAS
DE 10 A 14 – ADIÇÃO ATÉ 10
DE 17 A 21 – ADIÇÃO ATÉ 10
DE 24 A 28 – SUBTRAÇÃO ATÉ 10
NO DIA 31 – SUBTRAÇÃO ATÉ 10

NOVEMBRO

DE 01 A 04 – CONHECENDO MAIS NÚMEROS ATÉ 20
DE 07 A 11 – CONHECENDO MAIS NÚMEROS ATÉ 30
DE 14 A 18 – CONHECENDO MAIS NÚMEROS ATÉ 40
DE 21 A 25 – DEZENAS
DE 28 A 30 – FIGURAS PLANAS

DEZEMBRO

DE 01 A 02 – FIGURAS PLANAS
DE 05 A 09 – ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO SEM RESERVA
DE 12 A 16 – NÚMEROS DE 1 A 40/ANTECESSOR E SUCESSOR
DE 19 A 22 – ATIVIDADES AVALIATIVAS
DE 23 A 31 – RECESSO ESCOLAR

JANEIRO

DE 02 A 06 – CONHECENDO MAIS NÚMEROS ATÉ 50
DE 09 A 13 – IDEIAS DE MULTIPLICAÇÃO/ O DOBRO
DE 16 A 20 – CONHECENDO MAIS NÚMEROS ATÉ 60
DE 23 A 27 – O TRIPLO
DE 30 A 31 – CONHECENDO MAIS NÚMEROS ATÉ 70

FEVEREIRO

DE 01 A 03 – IDEIAS DE DIVISÃO/METADE
DE 06 A 10 – CONHECENDO MAIS NÚMEROS ATÉ 80
DE 13 A 17 – DÚZIA E MEIA DÚZIA
DE 23 A 24 – CONHECENDO MAIS NÚMEROS ATÉ 90
DE 27 A 29 – PROBLEMAS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO

MARÇO

DE 01 A 02 – CONHECENDO MAIS NÚMEROS ATÉ 100
DE 05 A 09 – REVISÃO DE CONTEÚDOS
DE 12 A 16 – ATIVIDADES AVALIATIVAS
DE 19 A 20 – ANÁLISE DIAGNÓSTICA

HISTÓRIA E GEOGRAFIA

ABRIL

DIA 25 – PLANEJAMENTO DO PAIC

MAIO

DIA 02 – QUEM É VOCÊ?/DIA DAS MÃES
DIA 09 – COMO VOCÊ É?
DIA 16 – A FAMÍLIA
DIA 23 – RELAÇÕES DE PARENTESCO
DIA 30 – A CASA

JUNHO

DIA 06 – TIPOS DE CASA
DIA 13 – OS CÔMODOS DA CASA
DIA 20 – SÃO JOÃO
DIA 27 – ATIVIDADE AVALIATIVA

JULHO

DE 01 A 31 – RECESSO ESCOLAR

AGOSTO

DIA 01 – A ESCOLA E O MEIO AMBIENTE
DIA 08 – AS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA/DIA DOS PAIS
DIA 15 – PROFISSIONAIS DA ESCOLA
DIA 22 – FOLCLORE
DIA 29 – VOCÊ E SEUS AMIGOS

SETEMBRO

DIA 05 – PÁTRIA/DIA DA ÁRVORE
DIA 12 – O BAIRRO
DIA 19 – MEIOS DE TRANSPORTE
DIA 26 – O TRÂNSITO

OUTUBRO

DIA 03 – ATIVIDADE AVALIATIVA
DIA 10 – DIA DA CRIANÇA/DIA DO PROFESSOR
DIA 17 – AS PROFISSÕES
DIA 24 – MEIOS DE COMUNICAÇÃO
DIA 31 – ORIENTAÇÃO

NOVEMBRO

DIA 07 – DIA DA BANDEIRA
DIA 14 – FERIADO – PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
DIA 21 – O TEMPO
DIA 28 – DIAS DA SEMANA

DEZEMBRO

DIA 05 – AS ESTAÇÕES DO ANO
DIA 12 – NATAL
DIA 19 – ATIVIDADE AVALIATIVA
DIA 26 – RECESSO ESCOLAR

JANEIRO

DIA 02 – O ESTADO
DIA 09 – O PAÍS
DIA 16 – ONDE VOCÊ MORA?
DIA 23 – AS BRINCADEIRAS EM OUTROS TEMPOS
DIA 30 – OS BRINQUEDOS DE OUTROS TEMPOS

FEVEREIRO

DIA 06 – MARCHINHAS DE CARNAVAL
DIA 13 – MÁSCARAS CARNAVALESCAS
DIA 20 – FERIADO DE CARNAVAL
DIA 27 – A AÇÃO DO HOMEM SOBRE A NATUREZA

MARÇO

DIA 05 – DIA DO CIRCO
DIA 12 – ATIVIDADE AVALIATIVA
DIA 19 – ANÁLISE DIAGNÓSTICA

CIÊNCIAS

ABRIL

DIA 27 – ATIVIDADES DE COORDENAÇÃO/A DENGUE

MAIO

DIA 04 – O AMBIENTE
DIA 11 – ELEMENTOS DA NATUREZA
DIA 18 – A ÁGUA
DIA 25 – O AR

JUNHO

DIA 01 – O SOLO
DIA 08 – RIQUEZAS DO SOLO
DIA 15 – SERES VIVOS E NÃO-VIVOS
DIA 22 – OS SERES VIVOS: NASCEM, CRESCEM, SE REPRODUZEM E MORREM
DIA 29 – ATIVIDADE AVALIATIVA

JULHO

DE 01 A 31 – RECESSO ESCOLAR

AGOSTO

DIA 03 – AS PLANTAS
DIA 10 – COMO NASCEM AS PLANTAS
DIA 17 – PARTES DAS PLANTAS
DIA 24 – UTILIDADES DAS PLANTAS
DIA 31 – ONDE CULTIVAMOS AS PLANTAS

SETEMBRO

DIA 07 – OS ANIMAIS
DIA 14 – COMO NASCEM OS ANIMAIS
DIA 21 – OS ANIMAIS SE ALIMENTAM
DIA 28 – OS ANIMAIS E SUAS MORADIAS

OUTUBRO

DIA 05 – ATIVIDADE AVALIATIVA
DIA 12 – ANIMAIS DOMÉSTICOS E SELVAGENS
DIA 19 – ANIMAIS UTÉIS E NOCIVOS
DIA 26 – OS MAMIFEROS

NOVEMBRO

DIA 02 – FERIADO DE FINADOS
DIA 09 – OS PEIXES
DIA 16 – AS AVES
DIA 23 – REPTÉIS
DIA 30 – ANFÍBIOS

DEZEMBRO

DIA 07 – ANIMAIS INVERTEBRADOS
DIA 14 – ANIMAIS AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO
DIA 21 – ATIVIDADE AVALIATIVA
DIA 28 – RECESSO ESCOLAR

JANEIRO

DIA 04 – O CORPO HUMANO
DIA 11 – ORGÃOS DO SENTIDO
DIA 18 – HIGIENE DO CORPO
DIA 25 – HIGIENE DOS ALIMENTOS

FEVEREIRO

DIA 01 – HIGIENE COM A CASA
DIA 08 – HIGIENE COM LUGARES PÚBLICOS
DIA 15 – ACIDENTES – PERIGOS PARA A SAÚDE
DIA 22 – FERIADO DE CARNAVAL
DIA 29 – A TERRA E A LUA

MARÇO

DIA 07 – DIAS E NOITES
DIA 14 – ATIVIDADE AVALIATIVA
DIA 21 – ENTREGA DE RESULTADO

FORMAÇÃO HUMANA

ABRIL

DIA 29 – ATIVIDADES DE COORDENAÇÃO

MAIO

DIA 06 – MINHA HISTÓRIA
DIA 13 – O DIA EM QUE NASCI
DIA 20 – MEU NOME
DIA 27 – EU SOU ASSIM

JUNHO

DIA 03 – COMO JÁ CRESCI
DIA 10 – COMO SÃO AS MINHAS MÃOS
DIA 17 – MEUS PRECIOSOS PÉS
DIA 24 – ATIVIDADE AVALIATIVA 

JULHO

DE 01 A 31 – RECESSO ESCOLAR

AGOSTO

DIA 05 – UMA CABEÇA PARA PENSAR
DIA 12 – CADA UM TEM O SEU JEITO
DIA 19 – TERRA QUENTE E MACIA
DIA 26 – ÁGUA: QUE DELÍCIA!

SETEMBRO

DIA 02 – SOL FORTE E BRILHANTE
DIA 09 – PLANTAS, MUITAS PLANTAS
DIA 16 – FRUTAS SABOROSAS
DIA 23 – ANIMAIS VARIADOS
DIA 30 – PESSOAS MARAVILHOSAS

OUTUBRO

DIA 07 – ATIVIDADE AVALIATIVA
DIA 14 – QUEM FOI QUE FEZ?
DIA 21 – BOA TARDE, COM ALEGRIA!
DIA 28 – ALEGRIA DE SER GENTE

NOVEMBRO

DIA 04 – ALEGRIA EM CASA
DIA 11 – ALEGRIA NA ESCOLA
DIA 18 – ALEGRIA COM OS AMIGOS
DIA 25 – ALEGRIA COM DEUS

DEZEMBRO

DIA 02 – COISAS QUE EU FAÇO: BRINCAR
DIA 09 – FALAR
DIA 16 – COMER
DIA 23 – ATIVIDADE AVALIATIVA
DIA 30 – RECESSO ESCOLAR

JANEIRO

DIA 06 – APRENDER
DIA 13 – CUMPRIMENTAR
DIA 20 – AJUDAR
DIA 27 – AGRADECER

FEVEREIRO

DIA 03 – REZAR
DIA 10 – CAMPANHA DA FRATERNIDADE
DIA 17 – CENAS DA BÍBLIA
DIA 24 – RESPEITO

MARÇO

DIA 02 – AMIZADE
DIA 09 – HONESTIDADE
DIA 16 – ATIVIDADE AVALIATIVA