sábado, 13 de agosto de 2011

Análise da escrita - Psicogênese

TABELA ELABORADA PARA ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO DA ESCRITA DOS ALUNOS



NÍVEL DA ESCRITA


CARACTERIZAÇÃO
EXEMPLOS:
- Brigadeiro
- Pipoca
- Suco
- Bis










P
R
É
-
S
I
L
Á
B
I
C
A

Grafismo primitivo
Predomínio de rabiscos e pseudo-letras. A utilização de grafias convencional é um intento para a criança.
Desenvolvem procedimentos para diferenciar escritas.

Riscos e rabiscos desordenados
Escrita sem controle de quantidade
A criança escreve ocupando toda a largura da folha ou do espaço destinando a escrita
ADFIJEHDJGLA
GRJGLDOITMA
RDROVOKBPFII
HNIJUDYBTRAL
Escrita Unigráfica
A criança utiliza somente uma letra para representar a palavra.
A
L
F
C
Escrita Fixa
A mesma série de letras numa mesma ordem serve para diferenciar nomes. Predomínio de grafias convencionais.
ALNI
ALNI
ALNI
ALNI
Quantidade variável
Repertório Fixo/Parcial
Algumas letras aparecem na mesma ordem e lugar, outras letras de forma diferente. Varia a quantidade de letras para cada palavra.
SAMT
AMT
AMTSA
SAT
Quantidade constante
Repertório variável
Quantidade constante para todas as escritas. Porém, usa-se o recurso da diferenciação qualitativa: as letras mudam ou muda a ordem das letras.
HRUM
ASGK
ONBI
CFTV
Quantidade variável
Repertório variado
Expressam máxima diferenciação controlada para diferenciar uma escrita de outra.
RAMQN
ABEAMF
GEPEA
OSDI
Quantidade e repertório variáveis
Presença de valor sonoro início e/ ou fim
Variedade na quantidade e no repertório de letras. A criança preocupa-se em utilizar letras que correspondem ao som inicial e/ou final.
IMSABRO
IBRNSA
URMTO
INBOXIX
SILÁBICA
Sem valor sonoro: a criança escreve uma letra para representar a sílaba sem se preocupar com o valor sonoro correspondente.
ROMT
BUD
AS
R
Iniciando uma correspondência sonora: a criança escreve uma letra para cada sílaba e começa a utilizar letras que correspondem ao som da sílaba.
ITMO
PQA
RO
GI
Com valor sonoro: a criança escreve uma letra para cada sílaba, utilizando letras que correspondem ao som da sílaba; ás vezes usa só vogais e outras vezes consoantes e vogais.
IAEO / BHDO
IOA / POK
UO / SC
IS / BI
Silábico em conflito ou hipótese falsa necessária: momento de conflito cognitivo relacionado à quantidade mínima de letras (BIS/ISIS) e a contradição entre a interpretação silábica e as escritas alfabéticas que têm sempre mais letras. Acrescenta letras e dá a impressão que regrediu para o pré-silábico.
BHDULE
IOKEC
UOKU
ISIS
SILÁBICA-ALFABÉTICA
A criança, ora escreve uma letra para representar a sílaba, ora escreve a sílaba completa. Dificuldade é mais visível nas sílabas complexas.
BIHDRO
PIPOK
SUKO
BIZ
ALFABÉTICA
A criança já compreende o sistema de escrita faltando apenas apropriar-se das convenções ortográficas; principalmente nas sílabas complexas.
BRIGADEIRO
PIPOCA
SUCO
BIS

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