TABELA ELABORADA PARA ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO DA ESCRITA DOS ALUNOS
NÍVEL DA ESCRITA
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CARACTERIZAÇÃO
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EXEMPLOS:
- Brigadeiro
- Pipoca
- Suco
- Bis
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P
R
É
-
S
I
L
Á
B
I
C
A
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Grafismo primitivo
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Predomínio de rabiscos e pseudo-letras. A utilização de grafias convencional é um intento para a criança.
Desenvolvem procedimentos para diferenciar escritas.
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Escrita sem controle de quantidade
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A criança escreve ocupando toda a largura da folha ou do espaço destinando a escrita
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ADFIJEHDJGLA
GRJGLDOITMA
RDROVOKBPFII
HNIJUDYBTRAL
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Escrita Unigráfica
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A criança utiliza somente uma letra para representar a palavra.
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A
L
F
C
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Escrita Fixa
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A mesma série de letras numa mesma ordem serve para diferenciar nomes. Predomínio de grafias convencionais.
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ALNI
ALNI
ALNI
ALNI
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Quantidade variável
Repertório Fixo/Parcial
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Algumas letras aparecem na mesma ordem e lugar, outras letras de forma diferente. Varia a quantidade de letras para cada palavra.
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SAMT
AMT
AMTSA
SAT
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Quantidade constante
Repertório variável
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Quantidade constante para todas as escritas. Porém, usa-se o recurso da diferenciação qualitativa: as letras mudam ou muda a ordem das letras.
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HRUM
ASGK
ONBI
CFTV
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Quantidade variável
Repertório variado
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Expressam máxima diferenciação controlada para diferenciar uma escrita de outra.
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RAMQN
ABEAMF
GEPEA
OSDI
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Quantidade e repertório variáveis
Presença de valor sonoro início e/ ou fim
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Variedade na quantidade e no repertório de letras. A criança preocupa-se em utilizar letras que correspondem ao som inicial e/ou final.
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IMSABRO
IBRNSA
URMTO
INBOXIX
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SILÁBICA
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Sem valor sonoro: a criança escreve uma letra para representar a sílaba sem se preocupar com o valor sonoro correspondente.
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ROMT
BUD
AS
R
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Iniciando uma correspondência sonora: a criança escreve uma letra para cada sílaba e começa a utilizar letras que correspondem ao som da sílaba.
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ITMO
PQA
RO
GI
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Com valor sonoro: a criança escreve uma letra para cada sílaba, utilizando letras que correspondem ao som da sílaba; ás vezes usa só vogais e outras vezes consoantes e vogais.
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IAEO / BHDO
IOA / POK
UO / SC
IS / BI
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Silábico em conflito ou hipótese falsa necessária: momento de conflito cognitivo relacionado à quantidade mínima de letras (BIS/ISIS) e a contradição entre a interpretação silábica e as escritas alfabéticas que têm sempre mais letras. Acrescenta letras e dá a impressão que regrediu para o pré-silábico.
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BHDULE
IOKEC
UOKU
ISIS
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SILÁBICA-ALFABÉTICA
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A criança, ora escreve uma letra para representar a sílaba, ora escreve a sílaba completa. Dificuldade é mais visível nas sílabas complexas.
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BIHDRO
PIPOK
SUKO
BIZ
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ALFABÉTICA
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A criança já compreende o sistema de escrita faltando apenas apropriar-se das convenções ortográficas; principalmente nas sílabas complexas.
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BRIGADEIRO
PIPOCA
SUCO
BIS
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