JUSTIFICATIVA:
O projeto surgiu a partir do interesse natural das crianças desta faixa etária que , em geral, contam com várias informações relativas a ele. Tendo por finalidade construir o olhar de cuidado com os animais pelas crianças que demonstram curiosidade em conhecer e experimentar vivências com os mesmos.
O projeto surgiu a partir do interesse natural das crianças desta faixa etária que , em geral, contam com várias informações relativas a ele. Tendo por finalidade construir o olhar de cuidado com os animais pelas crianças que demonstram curiosidade em conhecer e experimentar vivências com os mesmos.
OBJETIVO GERAL:
Este projeto
tem o objetivo de fazer com que a criança conheça animais de diferentes
espécies. Promover o desenvolvimento de algumas habilidades e o envolvimento
das crianças com o tema do projeto, através de atividades dirigidas. Levando as
crianças a vivenciarem situações de participantes e responsáveis na formação da
preservação do meio ambiente.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
• Oportunizar o estabelecimento de algumas diferenças e semelhanças entre
os animais;
• Promover o desenvolvimento da linguagem, através das interações entre
as crianças e as educadoras;
• Oportunizar a participação em atividades que envolvam histórias,
brincadeiras, pinturas e canções que se relacionam com o tema proposto;
• Proporcionar o desenvolvimento de sentimentos positivos em relação aos
animais (respeito, proteção, valorização);
• Desenvolver a expressão oral e corporal, coordenação motora, percepção
auditiva e visual;
• Estimular a fantasia, imaginação e a afetividade;
• Oportunizar as crianças o contato com alguns animais;
AÇÕES PEDAGÓGICAS
• Leitura de historias que tem como tema os animais;
• Imitação de sons e gestos dos animais observados, nomeando-os;
• Promoção de formas diferentes de contação de histórias sobre os animais, tais como: teatro com fantoches, livros alternados, dramatização);
• Reconhecimento das (gravuras dos animais trabalhados em livros, revistas e jornais, nomeando-os;
• Manuseio de bichos de brinquedos que se parecem com os animais observados;
• Exploração de diferentes materiais para representação e desenvolvimento da linguagem gráfica: desenho com bolinha de papel crepom, pinturas com guache, colagem com papel, dobraduras;
• Confecção de máscaras com temas dos bichos trabalhados;
• Carimbo dos dedinhos dos animais apresentados;
• Criação de mural das atividades trabalhadas com figuras objetos (penas, escamas. pelos) ou fotos das crianças com os animais;
• Decoração do ambiente das crianças com painéis, cartazes e móbiles;
• Dança e movimentos coreografados de músicas relacionadas ao tema dos animais;
• Folhear revistas para auxiliar as crianças na identificação dos animais;
• Imitação de sons e gestos dos animais observados, nomeando-os;
• Promoção de formas diferentes de contação de histórias sobre os animais, tais como: teatro com fantoches, livros alternados, dramatização);
• Reconhecimento das (gravuras dos animais trabalhados em livros, revistas e jornais, nomeando-os;
• Manuseio de bichos de brinquedos que se parecem com os animais observados;
• Exploração de diferentes materiais para representação e desenvolvimento da linguagem gráfica: desenho com bolinha de papel crepom, pinturas com guache, colagem com papel, dobraduras;
• Confecção de máscaras com temas dos bichos trabalhados;
• Carimbo dos dedinhos dos animais apresentados;
• Criação de mural das atividades trabalhadas com figuras objetos (penas, escamas. pelos) ou fotos das crianças com os animais;
• Decoração do ambiente das crianças com painéis, cartazes e móbiles;
• Dança e movimentos coreografados de músicas relacionadas ao tema dos animais;
• Folhear revistas para auxiliar as crianças na identificação dos animais;
REGISTROS E AVALIAÇÕES
Será feito um registro das situações mais significativas e a avaliação acontecerá em um processo contínuo.
Será feito um registro das situações mais significativas e a avaliação acontecerá em um processo contínuo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário