segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Saia Literária e a Contação de Histórias



Objetivos:

- Desenvolver a linguagem oral;
- Estimular a leitura;
- Possibilitar o desenvolvimento de ideias;
- Apropriação de novos conhecimentos;
- Aprender procedimentos e comportamentos leitores;
- Conhecer narrativas literárias.


Função da Saia:

-  Cada apresentação acontece de forma temática, onde são colocados livros em cada bolso da Saia sobre o mesmo tema.

Como usar a Saia?

- Trabalhar com material grande:
- desenhos;
- palitoches;
- fantoches;
- cartazetes;
- brinquedos;
- livros e etc.
  
FAIXA ETÁRIA E INTERESSES
Betty Coelho

P
R
É
-
E
S
C
O
L
A
R
E
S
  
Até 3
anos: fase
pré-mágica
Histórias de bichinhos, brinquedos, objetos, seres de natureza (humanizados);
Histórias de crianças.


3 a 6
anos: fase
mágica


Histórias de repetição e acumulativas (Dona Baratinha, A Formiguinha e a Neve, etc.);
Histórias de fadas


E
S
C
O
L
A
R
E






7 anos
Histórias de crianças, animais e encantamentos;
Aventuras num ambiente próximo: família, comunidade;
História de fadas.

8 anos
História de fadas com enredo mais elaborado;
Historias humorísticas

9 anos
História de fadas;
Histórias vinculadas a realidade

10 anos em diante
Aventuras, narrativas de viagens, explorações, invenções;
Fábulas, mitos e lendas.

Ao começar e ao terminar a contação devemos sempre ter frases ou músicas de efeito, então vai alguns exemplos:

- Para começar a contação:

“Vocês não imaginam o que vou contar hoje...”;
“Ah! Por falar nisso, lembrei-me agora de uma história...”;
“Eu estava vindo para cá, hoje e encontrei...”.
Ou ainda usar os chavões: “Era uma vez...”, “Muito tempo atrás...”, “Numa terra distante...”, “Numa época que não é esta....”.

- Para o fim de histórias, como:

“Fui ao moinho e moí a farinha, quem quiser que conte a sua, pois eu, já contei a minha.”
“Era uma vez uma vaca Vitória, deu um pum e acabou-se a história.”
“Entrou pela boca do sapo, saiu pela perna de pinto, e quem quiser que conte cinco.”
“Entrou por uma e porta saiu por outra, quem quiser que conte outra.”

Lembretes:

A primeira característica de um bom narrador é gostar de contar e ouvir histórias;
- Contar histórias interessantes e educativas que as crianças possam lembrar mais tarde;
Prepare-se estudando, pesquisando, ensaiando;
- Procure conhecer melhor as crianças, como funciona sua imaginação;
- Não tenha a pretensão de ensinar ou formar a criança;
- Pesquise e monte seu repertório;
Todos os recursos são válidos para chamar a atenção ;
É sempre bom usar objetos que estimulem a imaginação;
Procure desenvolver sua sensibilidade;
Descubra a pontuação da história: os momentos de respirar, de se surpreender;
Acredite no que está fazendo.


Conto com a colaboração de vocês para compartilhar sempre o link da postagem original.

Os Projetos disponibilizados são protegidas pela lei dos Direitos Autorais,  de nº 9.610/98 - proibindo cópias em blogs, sites ou redes sociais.

Plágio é crime!

Se você gostou da postagem, compartilha o link do BLOG, para que mais pessoas conheçam o meu trabalho.


Obrigada!💚

18 comentários:

  1. Amei a SAIA LITERÁRIA. Bjsss PARABÉNS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ivoni! Fico muito feliz que você gostou do meu trabalho e seja bem-vinda ao Blog ECA - Educar, Crisr e Aprender!

      Excluir
  2. Adorei a saia e a pedagogia. Uma curiosidade, vc quem fez a saia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Marcela que você gostou!
      Quanto a sua curiosidade quem confeccionou a Saia Literária foi minha mãe e minha tia, no blog tem um link de venda.
      Seja bem vinda ao Blog ECA - Educar, Criar e Aprender

      Excluir
  3. Amei essa publicação que faz a diferença na vida dos alunos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Severina procuro fazer a diferença na Educação!
      Seja bem-vinda ao Blog ECA - Educar, Criar e Aprender.

      Excluir
  4. Quanta riqueza cabe nesse ser humano!!!
    Parabéns por mais uma inciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz Flávia!
      Procuro sempre inovar e melhorar o dia a dia na sala de aula.
      Seja bem-vinda ao Blog ECA - Educar, Criar e Aprender.

      Excluir
  5. OI CHELLY,BOA NOITE,ME CHAMO FERNANDA,SOU ESTUDANTE DE PEDAGOGIA,AMEI SEU BLOG E AMEI A SAIA LITERÁRIA TAMBÉM,GOSTARIA DE ENTRAR EM CONTATO COM VOCÊ PARA TIRAR ALGUMAS DÚVIDAS QUANTO À SAIA,TEM COMO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE PUDER, EIS AQUI MEUS CONTATOS: E-MAIL:fernandasc81@hotmail.com
      WHATS:(51)995401818 FACE: FêeManão Cardoso Roxo
      Desde já agradeço sua atenção!bjsss

      Excluir
    2. Bom dia Fernanda!
      Seja bem-vinda ao Blog Educar, Criar e Aprender!
      Lhe mandei mensagem pelo Facebook, qualquer dúvida pode perguntar.

      Excluir
  6. olá professora , não encontrei o link pra venda da saia . você pode me enviar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Suila!
      O link está localizado do lado direito no início da página, porém é somente para entrega direta em Fortaleza-Ce.
      Caso você more em outra localidade tenho que calcular o frete para lhe passar o valor e os dados para o depósito.
      Qualquer dúvida pode me mandar email rochellyalves7@gmail.com ou mensagem na página do Facebook @educarcriareaprender

      Excluir
  7. Tia Chelly, estou iniciando o Curso de Contação de História pelo SENAC... estou adorando. Amei seu blog e gostaria de entrar em contato para tirar algumas dúvidas, inclusive sobre a saia literária e dicas de como contar histórias para idosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Cecilia!
      Seja bem-vinda ao Blog Educar, Criar e Aprender!
      Qualquer dúvida pode me mandar email rochellyalves7@gmail.com ou mensagem na página do Facebook @educarcriareaprender

      Excluir
  8. Adorei a saia literária,bem diferente!

    ResponderExcluir
  9. muito linda amei a ideia vou usar no meu estágio

    ResponderExcluir
  10. Amei.Vou usar essa técnica em minhas aulas de produção de texto.

    ResponderExcluir