sexta-feira, 26 de março de 2021

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA COM O LIVRO TODAS AS PESSOAS CONTAM

Iniciando com a Narração do Livro TODAS AS PESSOAS CONTAM de Kristin Roskifte da Editora Companhia das Letrinhas.

Apresento para vocês uma SEQUÊNCIA DIDÁTICA de Matemática utilizando imagens do livro como suporte para trabalhas noções de comprimento, posição, sentido, deslocamento, números, sequência numérica e ordem.

Sequência Didática é um termo em educação para definir um procedimento encadeado de passos, ou etapas ligadas entre si para tornar mais eficiente o processo de aprendizado.


 De acordo com a BNCC você pode trabalhar:



Habilidade:

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.
(EF01MA05) comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.
(EF01MA12) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço no espaço segundo um dado de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, embaixo, é necessário explicitar-se o referencial.

Objeto de Conhecimento:

Contagem de rotina.
Contagem ascendente e descendente.
Reconhecimento de números no contexto diário: indicação de quantidades, indicação de ordem ou indicação de código para a organização de informações.
Localização de objetos e de pessoas no espaço, utilizando diversos pontos de referência e vocabulário apropriado.

Competência Específica:

Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que está presente no cotidiano e contribui para solucionar diferentes problemas.
Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.


Para finalizar, preparei uma atividade sobre o assunto.








Se gostou deixa seu comentário e compartilha com os amigos.


A nossa marca d'água fica sempre no cantinho para não atrapalhar as atividades, mas conto com a colaboração de vocês para compartilhar sempre o link da postagem original.

As atividades disponibilizadas são protegidas pela lei dos Direitos Autorais,  de nº 9.610/98 - proibindo cópias em blogs, sites ou redes sociais.

Plágio é crime!

Se você gostou da postagem, compartilha o link do BLOG, para que mais pessoas conheçam o meu trabalho.

Obrigada!💚

Nenhum comentário:

Postar um comentário