Em um ano atípico precisamos construir um relatório bem diferente do que costumamos fazer, pois ainda estamos afastados da rotina diária da sala de aula, devido a COVID 19.
Dessa vez resolvi trazer frases que podem lhe ajudar a compor o relatório nos aspectos DIAGNÓSTICO, SOMATIVO E FORMATIVO.
Aspecto Diagnóstico:
* A criança iniciou o ano letivo escrevendo o nome completo e lendo pequenos textos. Ao grafar, compreendeu como se escreve usando as letras do alfabeto Descobriu que cada letra representa um som da fala e que é preciso juntá-las de um jeito que formem sílabas de palavras da nossa língua.
* A criança iniciou o ano letivo escrevendo o nome incompleto e reconheceu algumas letras do alfabeto. Ao escrever espontaneamente, a criança não estabeleceu vinculo entre a fala e escrita, caracterizando a hipótese pré-silábica.
* A criança iniciou o ano letivo escrevendo o nome completo e lendo frases. Ao escrever realizou combinações de vogais e consoantes em uma mesma palavra, sendo então uma tentativa de combinar sons, caracterizando a hipótese silábico alfabético.
* A criança iniciou o ano letivo escrevendo o nome completo e lendo palavras com silabas canônicas. Ao escrever começou um conflito entre a hipótese silábica e a quantidade mínima de letras exigidas para que a palavra possa ser lida.
Aspecto Formativo:
PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES, INTERESSE E RETORNO DAS FAMILIAS
(AQUI PODEMOS ABORDAR AS AVALIAÇÕES POR: MATERIAIS IMPRESSOS, MENSAGENS, GOOGLE FORMULARIO, MEET...OU OUTRAS FERRAMENTAS)
Para auxiliar nome da criança no processo de ensino aprendizagem, foram propostas atividades xerocadas,(colocar o que foi feita). Diante das atividades trabalhadas foi observado que:
* O aluna junto aos familiares não conseguia/ apresentam dificuldades para realizar as atividades online.
* Com frequência o aluno participava das aulas online/ expondo fotos, vídeos, etc. com atrasos sem motivos justificados/ sem atraso/ com justificativas.
* O aluno e seus familiares conseguiram fazer uso apropriado das ferramentas disponíveis e participaram das atividades online sem contratempos.
* A presença do aluna nas aulas foi irregular, constando muitas faltas ao longo do bimestre
* Apesar da assiduidade em ingressar nas aulas remotas, o não domínio das ferramentas do aplicativo utilizado dificultou a participação do aluno nas atividades.
* O aluno e seus familiares tiveram dificuldades em fazer uso dos recursos disponíveis, o que atrasou a adaptação da família à modalidade de ensino remoto.
* Não foram observadas dificuldades no uso dos recursos digitais/o aluno junto aos seus familiares adaptou se bem à modalidade de ensino remoto e participaram das aulas remotas sem contratempos.
* Foi observada resistência da família no uso dos recursos digitais, sem entretanto, serem justificadas ou explicitados os motivos que impediam a participação do aluno nas atividades remotas.
* O aluno frequentemente se recusava/ ou não participa das aulas remotas/ muito embora os responsáveis insistissem e incentivassem sua participação/ no incentivassem sua participação.
* O aluno apresentou bom desempenho em fazer uso dos recursos eletrônicos disponíveis, demonstrando domínio das ferramentas e entendimentos dos comandos oferecidas pela professora.
Aspecto Somativo:
* O aluno teve dificuldades em acompanhar os comandos e instruções da professora, demonstrando baixo empenho nas atividades na sondagem, na avaliação;
* A família sempre que solicitada/ buscava o material impresso na escola e se dedicava a seguir o cronograma estabelecido pelo professor, retirando dúvidas e trocando informações/ não comparecia a escola dificultando o processo de acompanhamento esteve ausente/em outra cidade, bairro não foi possível o contato com a família durante esse período/
* O aluno colaborava com as atividades propostas e teve boa participação nas tarefas desenvolvidas online.
* Mesmo diante de diversas dificuldades enfrentadas, foi possível perceber avanços no desenvolvimento do aluno que iniciou na escola com o nível de leitura e escrita e hoje apresenta-se no nível Y, revelando contentamento com seu avanço;
CONCLUSÃO
* Mesmo diante do cenário de pandemia enfrentado em 2020 podemos concluir que o aluno teve um bom desempenho no seu aprendizado, atingindo aos objetivos propostos.
* Diante do atual cenário vivenciado no ano de 2020, podemos concluir que o aluno irá para a série seguinte com o mínimo de habilidades e competências necessárias, sendo primordial um maior acompanhamento na série seguinte para o desenvolvimento satisfatório em seu processo de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário