sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Aspectos necessários para produzir os relatórios

Em um ano atípico precisamos construir um relatório bem diferente do que costumamos fazer, pois ainda estamos afastados da rotina diária da sala de aula, devido a COVID 19. 

Dessa vez resolvi trazer frases que podem lhe ajudar a compor o relatório nos aspectos DIAGNÓSTICO, SOMATIVO E FORMATIVO. 

 

Aspecto Diagnóstico:


* A criança iniciou o ano letivo escrevendo o nome completo e lendo pequenos textos. Ao grafar, compreendeu como se escreve usando as letras do alfabeto Descobriu que cada letra representa um som da fala e que é preciso juntá-las de um jeito que formem sílabas de palavras da nossa língua.

* A criança iniciou o ano letivo escrevendo o nome incompleto e reconheceu algumas letras do alfabeto. Ao escrever espontaneamente, a criança não estabeleceu vinculo entre a fala e escrita, caracterizando a hipótese pré-silábica.

* A criança iniciou o ano letivo escrevendo o nome completo e lendo frases. Ao escrever realizou combinações de vogais e consoantes em uma mesma palavra, sendo então uma tentativa de combinar sons, caracterizando a hipótese silábico alfabético.

* A criança iniciou o ano letivo escrevendo o nome completo e lendo palavras com silabas canônicas. Ao escrever começou um conflito entre a hipótese silábica e a quantidade mínima de letras exigidas para que a palavra possa ser lida.

 

Aspecto Formativo:

 

PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES, INTERESSE E RETORNO DAS FAMILIAS

(AQUI PODEMOS ABORDAR AS AVALIAÇÕES POR: MATERIAIS IMPRESSOS, MENSAGENS, GOOGLE FORMULARIO, MEET...OU OUTRAS FERRAMENTAS)

 

Para auxiliar nome da criança no processo de ensino aprendizagem, foram propostas atividades xerocadas,(colocar o que foi feita). Diante das atividades trabalhadas foi observado que:

 

* O aluna junto aos familiares não conseguia/ apresentam dificuldades para realizar as atividades online.

* Com frequência o aluno participava das aulas online/ expondo fotos, vídeos, etc. com atrasos sem motivos justificados/ sem atraso/ com justificativas.

* O aluno e seus familiares conseguiram fazer uso apropriado das ferramentas disponíveis e participaram das atividades online sem contratempos.

* A presença do aluna nas aulas foi irregular, constando muitas faltas ao longo do bimestre 

* Apesar da assiduidade em ingressar nas aulas remotas, o não domínio das ferramentas do aplicativo utilizado dificultou a participação do aluno nas atividades. 

* O aluno e seus familiares tiveram dificuldades em fazer uso dos recursos disponíveis, o que atrasou a adaptação da família à modalidade de ensino remoto.

* Não foram observadas dificuldades no uso dos recursos digitais/o aluno junto aos seus familiares adaptou se bem à modalidade de ensino remoto e participaram das aulas remotas sem contratempos.

* Foi observada resistência da família no uso dos recursos digitais, sem entretanto, serem justificadas ou explicitados os motivos que impediam a participação do aluno nas atividades remotas.

* O aluno frequentemente se recusava/ ou não participa das aulas remotas/ muito embora os responsáveis insistissem e incentivassem sua participação/ no incentivassem sua participação.

* O aluno apresentou bom desempenho em fazer uso dos recursos eletrônicos disponíveis, demonstrando domínio das ferramentas e entendimentos dos comandos oferecidas pela professora.

 

Aspecto Somativo:

 

* O aluno teve dificuldades em acompanhar os comandos e instruções da professora, demonstrando baixo empenho nas atividades na sondagem, na avaliação;

* A família sempre que solicitada/ buscava o material impresso na escola e se dedicava a seguir o cronograma estabelecido pelo professor, retirando dúvidas e trocando informações/ não comparecia a escola dificultando o processo de acompanhamento esteve ausente/em outra cidade, bairro não foi possível o contato com a família durante esse período/

* O aluno colaborava com as atividades propostas e teve boa participação nas tarefas desenvolvidas online.

* Mesmo diante de diversas dificuldades enfrentadas, foi possível perceber avanços no desenvolvimento do aluno que iniciou na escola com o nível de leitura e escrita e hoje apresenta-se no nível Y, revelando contentamento com seu avanço;

 

CONCLUSÃO


* Mesmo diante do cenário de pandemia enfrentado em 2020 podemos concluir que o aluno teve um bom desempenho no seu aprendizado, atingindo aos objetivos propostos.

* Diante do atual cenário vivenciado no ano de 2020, podemos concluir que o aluno irá para a série seguinte com o mínimo de habilidades e competências necessárias, sendo primordial um maior acompanhamento na série seguinte para o desenvolvimento satisfatório em seu processo de aprendizagem.

 

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