Iniciando com a Narração do Livro O CASO DO GRANDE ROUBO DO MUSEU de Milton Célio de Oliveira Filho da Editora BRINQUE-BOOK
Sequência Didática é um termo em educação para definir um procedimento encadeado de passos, ou etapas ligadas entre si para tornar mais eficiente o processo de aprendizado.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
- Roda de conversa;
- Contação da história;
- Realizar a leitura de imagem do
livro;
- Leitura do livro (individual e
coletiva);
(EF15LP02) Estabelecer
expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos
sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus
conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o
gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais,
recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.),
confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de
textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar
informações explícitas em textos.
(EF12LP18) Apreciar
poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de
palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de
encantamento, jogo e fruição.
(EF12LP19) Reconhecer, em
textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras,
expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.
Português: Oralidade, Leitura e escrita; Tipos de texto; Nome; Formação de palavras; Estudo de palavras; Análise Linguística (Letra inicial e final; Sílaba; Palavra); Lista; Gêneros Textuais: Capa, Lista e Adivinhação;
(EF01LP01) Reconhecer que
textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da
página.
(EF01LP02) Escrever,
espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando
letras/grafemas que representem fonemas.
(EF01LP03) Observar
escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo
semelhanças e diferenças.
(EF01LP04) Distinguir as
letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
(EF01LP05) Reconhecer o
sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP06) Segmentar
oralmente palavras em sílabas.
(EF01LP07) Identificar
fonemas e sua representação por letras.
(EF01LP08) Relacionar
elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação
escrita.
(EF01LP09) Comparar
palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas
iniciais.
(EF01LP10) Nomear as
letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.
(EF01LP11) Conhecer,
diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e
minúsculas.
(EF01LP12) Reconhecer a
separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.
(EF01LP13) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas mediais e finais.
Ciências: Animais; Habitat;
(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.
Matemática: Quantidade; Tamanho;
(EF01MA01) Utilizar
números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes
situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam
contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
(EF01MA02) Contar de
maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o
pareamento e outros agrupamentos.
(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.
História: Museu;
(EF02HI09) Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.
Geografia: Floresta; Localização; Moradia;
(EF01GE01) Descrever
características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e
identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário