Português
Conteúdo | Objetivos | Estratégias | Avaliação |
Sondagem Teste diagnóstico periódico Leitura de textos - Tipos de textos Ortografia -Casos gerais de dificuldade Alfabeto -Ordem alfabética Diálogo Onomatopéias Emprego de maiúsculas -singular e plural Classificação pelo número de sílabas Gramáticas suplementares | -Avaliar o nível de aprendizagem dos alunos. -Avaliar o processo de desenvolvimento de leitura e escrita. -Ser capaz de interpretar textos através de leitura individual e coletiva. -Identificar as dificuldades da linguagem escrita e falada. -Empregar corretamente as letras nas frases, palavras e textos. -Estabelecer regras de conversação. -Identificar sons de objetos. -Diferenciar o número nas palavras. -Separar e classificar corretamente o número de sílabas. -Fixar melhor os conteúdos propostos | -Aplicação de testes simples com palavras chaves. -Aplicação de testes de escrita e leitura. -Produções textuais. -Trabalhar com diversos portadores de texto (cartazes, rótulos, receitas, listas, gibis, jornais, revistas e dicionário) - Organização seqüencial. -Estudo de vocabulário. -Aplicação de exercícios através da escrita e sonorização. -Utilização de jogos. -Produção de paródias. -Confecção de cartazes. - Construção de bilhetes e poemas. -Trabalhar com letras de músicas. | -Através do desempenho individual de cada aluno. -Através do desenvolvimento da aprendizagem. -Através dos avanços observados no decorrer do período. -Através do desempenho e avanços obtidos no decorrer do processo. -Projetos coletivos sugeridos pelo livro didático. -A avaliação será contínua. |
Matemática
Conteúdo | Objetivos | Estratégias | Avaliação |
Unidade 1 – Agricultura Unidade 2 – Produtos da agricultura Unidade 3 – Feira Unidade 4 – Reciclagem Unidade 5 – Papel e arte Unidade 6 – Embalagens de papel Unidade 7 – Atletas Unidade 8 – Jogos Unidade 9 – Competições esportivas; Projetos construídos a partir da teoria e vivência do aluno utilizando a matemática. | -Ampliar os significados do conceito de número natural a partir dos diferentes usos sociais, explorando situações-problema de contagem e de medida que envolva os aspectos ordinais e cardinais. -Resolver situações-problema e construir, a partir delas, diferentes significados da adição e da subtração, buscando reconhecer que uma mesma operação está relacionada a diferentes problemas. -Reconhecer cédulas e moedas em circulação no Brasil. -Compor e decompor números de três algarismos pelo reconhecimento de relações e regularidades. -Reconhecer qual operação soluciona um problema. -Reconhecer prismas, pirâmides, cilindros, cones e esferas por meio da identificação de suas características principais. -Resolver situações-problema e construir, a partir delas, os significados das operações fundamentais. -Identificar o uso de tabelas e o de gráficos de colunas como meios facilitadores de informações. -Perceber semelhanças e diferenças entre figuras e identificar as que apresentam simetria. | -Resolução de problemas compreendendo alguns dos significados da adição e da subtração. -Utilização da decomposição das escritas numéricas. -Reconhecimento e utilização de unidades de medida usuais como metro, centímetro e quilometro, estabelecendo relações entre elas. -Aproximação de um número para a centena mais próxima. -Leitura e interpretação de gráficos de colunas. -Comparação de capacidades pela observação da forma de embalagens. -Descrição de vistas por meio de desenhos. -Atividades lúdicas (Ábaco, Bloco Lógico, Q.L.V., Material Dourado). -Identificação de regularidades numa sequência numérica. -Descrição da localização e movimentação de pessoas no espaço usando pontos de referência: norte, sul, leste e oeste. -Leitura de horas, comparando relógios de ponteiros e digitais. -Identificação de figuras simétricas. | -Embora a avaliação esteja intimamente relacionada aos objetivos visados, estes nem sempre se realizam plenamente para todos os alunos. Por isso, usaremos critérios de avaliação claros e com a função de indicar as expectativas de aprendizagem possíveis de ser atingidas pelos alunos ao final de cada etapa. . |
História
Conteúdo | Objetivos | Estratégias | Avaliação |
-O trabalho na sua família -O trabalho na sua escola -O trabalho transformando a natureza -O trabalho destruindo a natureza -O trabalho infantil no princípio do século XX -Brincadeiras de crianças no princípio do século XX -O trabalho infantil no campo -O trabalho infantil nas cidades. | -Refletir sobre os diferentes tipos de trabalho e as redes que se estabelecem entre os trabalhos nos espaços de produção. -Conhecer as características da organização social da Educação. -Refletir sobre as características do trabalho humano. -Analisar as ações produtivas dos homens que provocam impactos irreversíveis na natureza. -Refletir sobre o trabalho infantil e do adolescente, mostrando os seus reflexos na formaçã -Conhecer as brincadeiras do presente e do passado, mostrando a importância das mesmas e o papel do lazer na construção de uma qualidade de vida. -Conhecer e refletir sobre as características do trabalho infantil ao campo. -Conhecer e refletir sobre as características do trabalho infantil na cidade, as condições de trabalho. | -Conversa informal sobre a importância do trabalho na família. -Como o trabalho interfere na natureza do homem. -Debater como podemos criar meios de transformar a natureza sem destruí-la. -Resgate de valores como respeito, solidariedade e cooperação. -Conversas informais sobre as mais variadas profissões. -Conscientização da preservação do meio em que vivemos. -Montagem de mural do ontem e do hoje. -Elaboração de projetos de acordo com as necessidades. -Chamar atenção dos alunos para as diferenças culturais de outros povos. -Trabalhos de colagem. -Confecção de cartazes sobre pesquisas trabalhadas. | -A avaliação da disciplina se dará de forma coletiva. -Através de tarefas avaliativas e no registro atento às mudanças comportamentais e de construção do pensamento que devem estar ligadas ao processo. |
Geografia
Conteúdo | Objetivos | Estratégias | Avaliação |
-Ano-Novo, novos amigos, novas experiências. -Ano-Novo, sala-nova. -Conhecendo outras salas de aula de diferentes pontos de vista. -Observando a sala. -Trabalhando com medidas. -Conhecendo melhor o espaço da escola. -Limites. -Conhecendo a vizinhança do lugar onde mora. -A circulação de pessoas na vizinhança. -O que é de cada um? O que é de todos? -A escola faz parte da vizinhança. -Seu bairro. -Lugares e paisagens. -Quero tratar a natureza com respeito. -As pessoas organizam diferentes tipos de paisagens. -O campo e suas paisagens. -A cidade e suas paisagens. -Campo e cidade – semelhanças e diferenças. | -Integrar os alunos à sua sala, amigos e professoras. -Passeio pela escola para o reconhecimento de outras salas. -Conhecer formas de medidas. -Reconhecer espaços apropriados para estudar e brincar. -Reconhecer e respeitar os limites que demarcam os espaços na sociedade. -Relacionar-se com as pessoas próxima de casa. -Reconhecer bens privados e bens públicos. -Conceituar serviços públicos. -Reconhecer-se como ser participante de uma comunidade. -Reconhecer a escola como uma das construções que fazem parte da vizinhança. -Conceituar bairro. -Identificar elementos que compõem a paisagem dos lugares. -Reconhecer que o lixo prejudica a vida das pessoas e a natureza. -Reconhecer a importância do solo para os moradores do campo. -Identificar componentes de paisagens rurais e urbanas. -Identificar atividades realizadas no campo e na cidade. | -Leitura de mundo: - gravuras. - textos. -Relato de experiências vividas. -Produções textuais. -Conversas informais. -Desenho e colagem. -Atividades suplementares. -Visitas às dependências da escola. -Manuseio de material concreto de medidas. -Recorte e montagem de cartazes. | -A avaliação será contínua e acontecerá de acordo com a realidade de desenvolvimento da turma sendo a mesma feita através de atividades diversificadas. |
Ciências
Conteúdo | Objetivos | Estratégias | Avaliação |
.Quem sou... Onde moro -Investigando o corpo .Plantas e animais -Os seres vivos, Habitantes da Terra .Com a palavra... A água -Terra, planeta água .Com a palavra... O ar -O ar ocupa espaço .Com a palavra... O solo -Terra, nossa morada no Universo | -Valorizar e respeitar as diferenças individuais. -Compreender a necessidade de moradia do ser humano. -Perceber a diversidade de movimentos do corpo humano. -Nomear plantas e animais do ambiente em que o aluno vive. -Reconhecer que a água existente no planeta é a mesma desde a origem da terra. -Demonstrar que o ar ocupa espaço na água, no solo e no nosso corpo. -Identificar meios de preservação do solo. -Valorizar a terra como nossa morada. | -Demonstrar os fenômenos naturais através da leitura de textos, da conversa informal e das explicações. -realizar situações-problemas para promover a mudança conceitual no aluno. -Estimular o trabalho de campo e as experiências para permitir a integração da criança com o ambiente onde ele vive. -Utilizar recursos complementares como: textos informativos, filmes, uso da TV e se possível do computador. | -A avaliação da disciplina se dará de forma coletiva. -A avaliação será continua e acontecerá de acordo com a realidade de desenvolvimento do aluno sendo a mesma feita através de atividades diversificadas. |
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