domingo, 3 de abril de 2011

Planejamento Anual - 3º ano

Português

Conteúdo
Objetivos
Estratégias
Avaliação

Sondagem
Teste diagnóstico periódico
Leitura de textos
- Tipos de textos
Ortografia
-Casos gerais de dificuldade
Alfabeto
-Ordem alfabética
Diálogo
Onomatopéias
Emprego de maiúsculas
-singular e plural
Classificação pelo número de sílabas
Gramáticas suplementares


-Avaliar o nível de aprendizagem dos alunos.
-Avaliar o processo de desenvolvimento de leitura e escrita.
-Ser capaz de interpretar textos através de leitura individual e coletiva.
-Identificar as dificuldades da linguagem escrita e falada.
-Empregar corretamente as letras nas frases, palavras e textos.
-Estabelecer regras de conversação.
-Identificar sons de objetos.
-Diferenciar o número nas palavras.
-Separar e classificar corretamente o número de sílabas.
-Fixar melhor os conteúdos propostos


-Aplicação de testes simples com palavras chaves.
-Aplicação de testes de escrita e leitura.
-Produções textuais.
-Trabalhar com diversos portadores de texto (cartazes, rótulos, receitas, listas, gibis, jornais, revistas e dicionário)
- Organização seqüencial.
-Estudo de vocabulário.
-Aplicação de exercícios através da escrita e sonorização.
-Utilização de jogos.
-Produção de paródias.
-Confecção de cartazes.
- Construção de bilhetes e poemas.
-Trabalhar com letras de músicas.


-Através do desempenho individual de cada aluno.
-Através do desenvolvimento da aprendizagem. 
-Através dos avanços observados no decorrer do período.
-Através do desempenho e avanços obtidos no decorrer do processo.
-Projetos coletivos sugeridos pelo livro didático.
-A avaliação será contínua.


Matemática

Conteúdo
Objetivos
Estratégias
Avaliação
Unidade 1 – Agricultura
Unidade 2 – Produtos da agricultura
Unidade 3 – Feira
Unidade 4 – Reciclagem
Unidade 5 – Papel e arte
Unidade 6 – Embalagens de papel
Unidade 7 – Atletas
Unidade 8 – Jogos
Unidade 9 – Competições esportivas; Projetos construídos a partir da teoria e vivência do aluno utilizando a matemática.
-Ampliar os significados do conceito de número natural a partir dos diferentes usos sociais, explorando situações-problema de contagem e de medida que envolva os aspectos ordinais e cardinais.
-Resolver situações-problema e construir, a partir delas, diferentes significados da adição e da subtração, buscando reconhecer que uma mesma operação está relacionada a diferentes problemas.
-Reconhecer cédulas e moedas em circulação no Brasil.
-Compor e decompor números de três algarismos pelo reconhecimento de relações e regularidades.
-Reconhecer qual operação soluciona um problema.
-Reconhecer prismas, pirâmides, cilindros, cones e esferas por meio da identificação de suas características principais.
-Resolver situações-problema e construir, a partir delas, os significados das operações fundamentais.
-Identificar o uso de tabelas e o de gráficos de colunas como meios facilitadores de informações.
-Perceber semelhanças e diferenças entre figuras e identificar as que apresentam simetria.
-Resolução de problemas compreendendo alguns dos significados da adição e da subtração.
-Utilização da decomposição das escritas numéricas.
-Reconhecimento e utilização de unidades de medida usuais como metro, centímetro e quilometro, estabelecendo relações entre elas.
-Aproximação de um número para a centena mais próxima.
-Leitura e interpretação de gráficos de colunas.
-Comparação de capacidades pela observação da forma de embalagens.
-Descrição de vistas por meio de desenhos.
-Atividades lúdicas (Ábaco, Bloco Lógico, Q.L.V., Material Dourado).
-Identificação de regularidades numa sequência numérica.
-Descrição da localização e movimentação de pessoas no espaço usando pontos de referência: norte, sul, leste e oeste.
-Leitura de horas, comparando relógios de ponteiros e digitais.
-Identificação de figuras simétricas.
-Embora a avaliação esteja intimamente relacionada aos objetivos visados, estes nem sempre se realizam plenamente para todos os alunos. Por isso, usaremos critérios de avaliação claros e com a função de indicar as expectativas de aprendizagem possíveis de ser atingidas pelos alunos ao final de cada etapa.
.


História

Conteúdo
Objetivos
Estratégias
Avaliação
-O trabalho na sua família
-O trabalho na sua escola
-O trabalho transformando a natureza
-O trabalho destruindo a natureza
-O trabalho infantil no princípio do século XX
-Brincadeiras de crianças no princípio do século XX
-O trabalho infantil no campo
-O trabalho infantil nas cidades.
-Refletir sobre os diferentes tipos de trabalho e as redes que se estabelecem entre os trabalhos nos espaços de produção.
-Conhecer as características da organização social da Educação.
-Refletir sobre as características do trabalho humano.
-Analisar as ações produtivas dos homens que provocam impactos irreversíveis na natureza.
-Refletir sobre o trabalho infantil e do adolescente, mostrando os seus reflexos na formaçãeflretir sobre o trabalho infantil e do adolescente, mostrando os seus reflexos na formaçalhos nos espaços de produç. o da personalidade e o prejuízo social.
-Conhecer as brincadeiras do presente e do passado, mostrando a importância das mesmas e o papel do lazer na construção de uma qualidade de vida.
-Conhecer e refletir sobre as características do trabalho infantil ao campo.
-Conhecer e refletir sobre as características do trabalho infantil na cidade, as condições de trabalho. êConhecer as brincadeiras do presente e do passado, mostrando a import
-Conversa informal sobre a importância do trabalho na família.
-Como o trabalho interfere na natureza do homem.
-Debater como podemos criar meios de transformar a natureza sem destruí-la.
-Resgate de valores como respeito, solidariedade e cooperação.
-Conversas informais sobre as mais variadas profissões.
-Conscientização da preservação do meio em que vivemos.
-Montagem de mural do ontem e do hoje.
-Elaboração de projetos de acordo com as necessidades.
-Chamar atenção dos alunos para as diferenças culturais de outros povos.
-Trabalhos de colagem.
-Confecção de cartazes sobre pesquisas trabalhadas.
-A avaliação da disciplina se dará de forma coletiva.
-Através de tarefas avaliativas e no registro atento às mudanças comportamentais e de construção do pensamento que devem estar ligadas ao processo.

Geografia

Conteúdo
Objetivos
Estratégias
Avaliação
-Ano-Novo, novos amigos, novas experiências.
-Ano-Novo, sala-nova.
-Conhecendo outras salas de aula de diferentes pontos de vista.
-Observando a sala.
-Trabalhando com medidas.
-Conhecendo melhor o espaço da escola.
-Limites.
-Conhecendo a vizinhança do lugar onde mora.
-A circulação de pessoas na vizinhança.
-O que é de cada um?
 O que é de todos?
-A escola faz parte da vizinhança.
-Seu bairro.
-Lugares e paisagens.
-Quero tratar a natureza com respeito.
-As pessoas organizam diferentes tipos de paisagens.
-O campo e suas paisagens.
-A cidade e suas paisagens.
-Campo e cidade – semelhanças e diferenças.
-Integrar os alunos à sua sala, amigos e professoras.
-Passeio pela escola para o reconhecimento de outras salas.
-Conhecer formas de medidas.
-Reconhecer espaços apropriados para estudar e brincar.
-Reconhecer e respeitar os limites que demarcam os espaços na sociedade.
-Relacionar-se com as pessoas próxima de casa.
-Reconhecer bens privados e bens públicos.
-Conceituar serviços públicos.
-Reconhecer-se como ser participante de uma comunidade.
-Reconhecer a escola como uma das construções que fazem parte da vizinhança.
-Conceituar bairro.
-Identificar elementos que compõem a paisagem dos lugares.
-Reconhecer que o lixo prejudica a vida das pessoas e a natureza.
-Reconhecer a importância do solo para os moradores do campo.
-Identificar componentes de paisagens rurais e urbanas.
-Identificar atividades realizadas no campo e na cidade.
-Leitura de mundo:
 - gravuras.
 - textos.
-Relato de experiências vividas.
-Produções textuais.
-Conversas informais.
-Desenho e colagem.
-Atividades suplementares.
-Visitas às dependências da escola.
-Manuseio de material concreto de medidas.
-Recorte e montagem de cartazes.
-A avaliação será contínua e acontecerá de acordo com a realidade de desenvolvimento da turma sendo a mesma feita através de atividades diversificadas.

Ciências

Conteúdo
Objetivos
Estratégias
Avaliação
.Quem sou... Onde moro
-Investigando o corpo
.Plantas e animais
-Os seres vivos,
Habitantes da Terra
.Com a palavra... A água
-Terra, planeta água
.Com a palavra... O ar
-O ar ocupa espaço
.Com a palavra... O solo
-Terra, nossa morada no Universo
-Valorizar e respeitar as diferenças individuais.
-Compreender a necessidade de moradia do ser humano.
-Perceber a diversidade de movimentos do corpo humano.
-Nomear plantas e animais do ambiente em que o aluno vive.
-Reconhecer que a água existente no planeta é a mesma desde a origem da terra.
-Demonstrar que o ar ocupa espaço na água, no solo e no nosso corpo.
-Identificar meios de preservação do solo.
-Valorizar a terra como nossa morada.
-Demonstrar os fenômenos naturais através da leitura de textos, da conversa informal e das explicações.
-realizar situações-problemas para promover a mudança conceitual no aluno.
-Estimular o trabalho de campo e as experiências para permitir a integração da criança com o ambiente onde ele vive.
-Utilizar recursos complementares como: textos informativos, filmes, uso da TV e se possível do computador.

-A avaliação da disciplina se dará de forma coletiva.
-A avaliação será continua e acontecerá de acordo com a realidade de desenvolvimento do aluno sendo a mesma feita através de atividades diversificadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário