Planejamento do Infantil V
PLANO DE ENSINO Formação Pessoal e Social EIXO: Identidade e Autonomia | |||
OBJETIVOS | CONTEÚDO | ESTRATÉGIA | AVALIAÇÃO |
- construção de sua identidade e autonomia, situando-se historicamente e culturalmente como um ser social e emocional, estabelecendo interações com o meio. | - identidade; - próprio corpo; - família; - escola; - comunidade/Bairro; - Município: cultura, costumes, conhecimentos gerais. | - conversas informais; - histórias; - livros, revistas, jornais, etc. - jogos; - recortes, colagens,etc. - passeios; - vídeos. | - contínua e diagnóstica |
Habilidades e Competências( Poderão ser Bimestrais): - conduzir e tomar decisões por si próprio; experimentar e utilizar os recursos de que dispõe para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados e agindo com progressiva autonomia;interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas a saúde e higiene; ter uma imagem positiva de si, ampliando sua confiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas;observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se como integrante, dependente e agente transformador e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação; conhecer manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, de respeito e de participação frente a elas e valorizando a diversidade. |
PLANO DE ENSINO Conhecimento de Mundo EIXO: Natureza e Sociedade | |||
OBJETIVOS | CONTEÚDO | ESTRATÉGIA | AVALIAÇÃO |
- possibilitar o conhecimento de hábitos e costumes sócio-culturais de sua localidade; - estabelecer algumas relações entre o meio ambiente , interessando-se e demonstrando curiosidade pelo mundo social, valorizando-o e preservando-o; - estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para preservação das espécies; | - os seres vivos; - elementos naturais existentes em seu ambiente (mar,praia,água,terra,ar); - poluição e preservação; - a família; - a escola; - patrimônio histórico e cultural; - papéis sociais( meios de transporte, profissões, meios de comunicação); - tradições culturais- folclore; | - cartazes; - colagem; -recortes; -jogos; -músicas; -estudo do meio; - Vídeos; | - contínua e diagnóstica |
Habilidades e Competências( Poderão ser Bimestrais): explorar o ambiente para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse; interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias;fazer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana. |
PLANO DE ENSINO Conhecimento de Mundo EIXO: Linguagem Oral e Escrita | |||
OBJETIVOS | CONTEÚDO | ESTRATÉGIA | AVALIAÇÃO |
- expressar-se e comunicar-se com o meio social de forma clara; - ampliar o vocabulário; - reconhecer, identificar e estabelecer relações entre o seu nome e dos colegas; - apreciação de leituras, vivenciando emoções, estabelecendo identificações. - ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos, participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possa contar suas vivências, ouvir as de outras pessoas, elaborar e responder perguntas; - recontar histórias com maior aproximação da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem a ajuda da professora; | - nome próprio; - jogos verbais (trava-línguas, parlendas, adivinhas, quadrinhas, poemas, canções); - relatos; - narração de fatos; - reconto de histórias; - leitura de textos de diversos gêneros; - escrita espontânea; - escrita do próprio nome; | -jornais, revistas, livros; -crachás; - listas; - letras móveis; - carimbos; - vídeos; - cds; - colagens; -recortes; - cartazes; - construção de livrinhos; - Jogos; | - contínua e diagnóstica |
Habilidades e Competências( Poderão ser Bimestrais): - interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências, participando de variadas situações de comunicação oral; familiarizar-se aos poucos com a escrita, por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos; ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos, e participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possa contar suas vivências, ouvir as de outras pessoas, elaborar e responder perguntas; ser leitor, mesmo que não o faça da maneira convencional; valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento; |
PLANO DE ENSINO EIXO: Artes Visuais | |||
OBJETIVOS | CONTEÚDO | ESTRATÉGIA | AVALIAÇÃO |
- ampliar seu conhecimento do mundo e da cultura através das artes visuais; -valorizar a ação artística reconhecendo a singularidade de cada indivíduo na criação; -expressar-se e comunicar-se em artes, utilizando principalmente a linguagem do desenho e da pintura; - apreciar e valorizar as produções dos colegas; - desenvolver a criatividade através de influências diversificadas por meios artísticos; | - o fazer artístico; - produção artística; - trabalhos manuais; - apreciação artística; - pinturas; - colagens; - modelagens; - recortes; - elementos de linguagem visual(cor, volume, forma, linha, textura, contraste, luz); - dobraduras; | - pinturas; - desenhos; - colagens; - recortes; - mosaicos; - dobraduras; - modelagem; | - contínua e diagnóstica |
Habilidades e Competências( Poderão ser Bimestrais): - ampliar o conhecimento de mundo que as crianças possuem , manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características , propriedades e possibilidades de manuseio , e entrando em contato com formas diversas de expressões artísticas; produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem e da construção , desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;saber apreciar as obras artísticas; |
PLANO DE ENSINO EIXO: Matemática | |||
OBJETIVOS | CONTEÚDO | ESTRATÉGIA | AVALIAÇÃO |
- estabelecer relações com os conhecimentos matemáticos adquiridos no seu cotidiano com o da escola; - construir o pensamento matemático; Reconhecer e identificar cores, formas, tamanho e espessura das figuras geométricas; - desenvolver as noções espaciais; - estabelecer vários tipos de relações (comparação, classificação, ordenação, seriação, expressão de quantidade), representações mentais, gestuais e indagações, observação e formulação de hipóteses; - construir o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social, explorando situações-problema que envolvam contagens, medidas, códigos numéricos e sistema monetário; - estabelecer pontos de referência para situar-se, posicionar-se e deslocar-se no espaço, bem como para identificar relações de posição entre objetos no espaço, interpretar e fornecer instruções , usando terminologia adequada; | - contagem oral; Noções simples de cálculo mental: comparar, ordenar, decompor, redistribuir, juntar, tirar; - classificação; - seriação; - seqüência em ordem crescente ou decrescente em situações concretas; - números nos vários contextos; - Grandezas e medidas( massa, tempo, comprimento, maior/menor, grosso/fino, alto/baixo, pequeno/grande); - propriedades geométricas dos objetos; - direção e sentido; - posição; - sistema monetário; | - cartões numerados; - blocos lógicos; - jogo da memória; - relógio; - fita métrica; - cartazes; - materiais para manuseio: tampinhas, palitos, caixas, potes, canudos, barbante, etc. - jogos; - atividades sistematizadas; | - contínua e diagnóstica |
Habilidades e Competências( Poderão ser Bimestrais): - analisar as propriedades dos objetos e das relações que podem estabelecer; habilidade para explorar e resolver situações-problema que envolvam contagens, medidas, códigos numéricos e sistema monetário; reconhecer grandezas mensuráveis; |
PLANO DE ENSINO EIXO: Movimento | |||
OBJETIVOS | CONTEÚDO | ESTRATÉGIA | AVALIAÇÃO |
- movimentar-se de diversas formas aprimorando a coordenação motora, do seu próprio corpo e suas potencialidades; - ter um controle de todas as habilidades motoras essenciais; - desenvolver atitudes de interesse e cuidado com o próprio corpo; - explorar e ampliar as possibilidades expressivas do próprio corpo utilizando-se de jogos e brincadeiras; | - brincadeiras; -Jogos; -danças; | - músicas; - bolas; - cordas; - bambolês; - bexigas; -o próprio corpo; - brincadeiras; | - contínua e diagnóstica |
Habilidades e Competências( Poderão ser Bimestrais): - habilidades visomotoras( costurar, recortar, perfurar, repassar, pintar, enfileirar); habilidades motoras; orientação espacial e temporal; projeção-recepção/manipulação;controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações; |
PLANO DE ENSINO EIXO: Música | |||
OBJETIVOS | CONTEÚDO | ESTRATÉGIA | AVALIAÇÃO |
- reconhecer a música como uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio; - identificar alguns gêneros musicais; - explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo; - brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais; | - o fazer musical( improvisação, composição, interpretação, características geradas pelo silêncio e pelos sons: alturas-graves/agudos,timbre, velocidade, densidade, jogos musicais e brincadeiras); - apreciação musical; - cantigas infantis; - músicas populares; - instrumentais; - jogos e brincadeiras que envolvam dança e música; | - cds; - fitas cassetes; - vídeos; | - contínua e diagnóstica |
Habilidades e Competências( Poderão ser Bimestrais): - analisar os diferentes tipos de música; improvisação; diferenciar as características da música; reproduzir criações musicais; explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seus conhecimentos de mundo; |
Nenhum comentário:
Postar um comentário