sexta-feira, 1 de abril de 2011

Planejar é assim...

Planejamento do Infantil V


PLANO DE ENSINO
Formação Pessoal e Social
EIXO: Identidade e Autonomia
OBJETIVOS
CONTEÚDO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
- construção de sua identidade e autonomia, situando-se historicamente e culturalmente como um ser social e emocional, estabelecendo interações com o meio.
- identidade;
- próprio corpo;
- família;
- escola;
- comunidade/Bairro;
- Município: cultura, costumes, conhecimentos gerais.
- conversas informais;
- histórias;
- livros, revistas, jornais, etc.
- jogos;
- recortes, colagens,etc.
- passeios;
- vídeos.
- contínua e diagnóstica
Habilidades e Competências( Poderão ser Bimestrais):
- conduzir e tomar decisões por si próprio; experimentar e utilizar os recursos de que dispõe para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados e agindo com progressiva autonomia;interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas a saúde e higiene; ter uma imagem positiva de si, ampliando sua confiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas;observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se como integrante, dependente e agente transformador e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação; conhecer manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, de respeito e de participação frente a elas e valorizando a diversidade.



PLANO DE ENSINO
Conhecimento de Mundo
EIXO: Natureza e Sociedade
OBJETIVOS
CONTEÚDO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
- possibilitar o conhecimento de hábitos e costumes sócio-culturais de sua localidade;
- estabelecer algumas relações entre o meio ambiente , interessando-se e demonstrando curiosidade pelo mundo social, valorizando-o e preservando-o;
- estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para preservação das espécies;
- os seres vivos;
- elementos naturais existentes em seu  ambiente (mar,praia,água,terra,ar);
- poluição e preservação;
- a família;
- a escola;
- patrimônio histórico e cultural;
- papéis sociais( meios de transporte, profissões, meios de comunicação);
- tradições culturais- folclore;
- cartazes;
- colagem;
-recortes;
-jogos;
-músicas;
-estudo do meio;
- Vídeos;

- contínua e diagnóstica
Habilidades e Competências( Poderão ser Bimestrais): explorar o ambiente para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse; interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias;fazer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana.



PLANO DE ENSINO
Conhecimento de Mundo
EIXO: Linguagem Oral e Escrita
OBJETIVOS
CONTEÚDO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
- expressar-se e comunicar-se com o meio social de forma clara;
- ampliar o vocabulário;
- reconhecer, identificar e estabelecer relações entre o seu nome e dos colegas;
- apreciação de leituras, vivenciando emoções, estabelecendo identificações.
- ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos, participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possa contar suas vivências, ouvir as de outras pessoas, elaborar e responder perguntas;
- recontar histórias com maior aproximação da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem a ajuda da professora;
- nome próprio;
- jogos verbais (trava-línguas, parlendas, adivinhas, quadrinhas, poemas, canções);
- relatos;
- narração de fatos;
- reconto de histórias;
- leitura de textos de diversos gêneros;
- escrita espontânea;
- escrita do próprio nome;
-jornais, revistas, livros;
-crachás;
- listas;
- letras móveis;
- carimbos;
- vídeos;
- cds;
- colagens;
-recortes;
- cartazes;
- construção de livrinhos;
- Jogos;

- contínua e diagnóstica
Habilidades e Competências( Poderão ser Bimestrais):
- interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências, participando de variadas situações de comunicação oral; familiarizar-se aos poucos com a escrita, por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos; ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos, e participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possa contar suas vivências, ouvir as de outras pessoas, elaborar e responder perguntas; ser leitor, mesmo que não o faça da maneira convencional; valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento;

PLANO DE ENSINO
EIXO: Artes Visuais
OBJETIVOS
CONTEÚDO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
- ampliar seu conhecimento do mundo e da cultura através das artes visuais;
-valorizar a ação artística reconhecendo a singularidade de cada indivíduo na criação;
-expressar-se e comunicar-se em artes, utilizando principalmente a linguagem do desenho e da pintura;
- apreciar e valorizar as produções dos colegas;
- desenvolver a criatividade através de influências diversificadas por meios artísticos;
- o fazer artístico;
- produção artística;
- trabalhos manuais;
- apreciação artística;
- pinturas;
- colagens;
- modelagens;
- recortes;
- elementos de linguagem visual(cor, volume, forma, linha, textura, contraste, luz);
- dobraduras;
- pinturas;
- desenhos;
- colagens;
- recortes;
- mosaicos;
- dobraduras;
- modelagem;

- contínua e diagnóstica
Habilidades e Competências( Poderão ser Bimestrais):
- ampliar o conhecimento de mundo que as crianças possuem , manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características , propriedades e possibilidades de manuseio , e entrando em contato com formas diversas de expressões artísticas; produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem e da construção , desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;saber apreciar as obras artísticas;



PLANO DE ENSINO
EIXO: Matemática
OBJETIVOS
CONTEÚDO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
- estabelecer relações com os conhecimentos matemáticos adquiridos no seu cotidiano com o da escola;
- construir o pensamento matemático;
Reconhecer e identificar cores, formas, tamanho e espessura das figuras geométricas;
- desenvolver as noções espaciais;
- estabelecer vários tipos de relações (comparação, classificação, ordenação, seriação, expressão de quantidade), representações mentais, gestuais e indagações, observação e formulação de hipóteses;
- construir o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social, explorando situações-problema que envolvam contagens, medidas, códigos numéricos e sistema monetário;
- estabelecer pontos de referência para situar-se, posicionar-se e deslocar-se no espaço, bem como para identificar relações de posição entre objetos no espaço, interpretar e fornecer instruções , usando terminologia adequada;
- contagem oral;
Noções simples de cálculo mental: comparar, ordenar, decompor, redistribuir, juntar, tirar;
- classificação;
- seriação;
- seqüência em ordem crescente ou decrescente em situações concretas;
- números nos vários contextos;
- Grandezas e medidas( massa, tempo, comprimento, maior/menor, grosso/fino, alto/baixo, pequeno/grande);
- propriedades geométricas dos objetos;
- direção e sentido;
- posição;
- sistema monetário;
- cartões numerados;
- blocos lógicos;
- jogo da memória;
- relógio;
- fita métrica;
- cartazes;
- materiais para manuseio: tampinhas, palitos, caixas, potes, canudos, barbante, etc.
- jogos;
- atividades sistematizadas;

- contínua e diagnóstica
Habilidades e Competências( Poderão ser Bimestrais):
- analisar as propriedades dos objetos e das relações que podem estabelecer; habilidade para explorar e resolver  situações-problema que envolvam contagens, medidas, códigos numéricos e sistema monetário; reconhecer grandezas mensuráveis;


PLANO DE ENSINO
EIXO: Movimento
OBJETIVOS
CONTEÚDO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
- movimentar-se de diversas formas aprimorando a coordenação motora, do seu próprio corpo e suas potencialidades;
- ter um controle de todas as habilidades motoras essenciais;
- desenvolver atitudes de interesse e cuidado com o próprio corpo;
- explorar e ampliar as possibilidades expressivas do próprio corpo utilizando-se de jogos e brincadeiras;
- brincadeiras;
-Jogos;
-danças;
- músicas;
- bolas;
- cordas;
- bambolês;
- bexigas;
-o próprio corpo;
- brincadeiras;
- contínua e diagnóstica
Habilidades e Competências( Poderão ser Bimestrais):
- habilidades visomotoras( costurar, recortar, perfurar, repassar, pintar, enfileirar); habilidades motoras; orientação espacial e temporal; projeção-recepção/manipulação;controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações;



PLANO DE ENSINO
EIXO: Música
OBJETIVOS
CONTEÚDO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
- reconhecer a música como uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio;
- identificar alguns gêneros musicais;
- explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo;
- brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
- o fazer musical( improvisação, composição, interpretação, características geradas pelo silêncio e pelos sons: alturas-graves/agudos,timbre, velocidade, densidade, jogos musicais e brincadeiras);
- apreciação musical;
- cantigas infantis;
- músicas populares;
- instrumentais;
- jogos e brincadeiras que envolvam dança e música;
- cds;
- fitas cassetes;
- vídeos;
- contínua e diagnóstica
Habilidades e Competências( Poderão ser Bimestrais):
- analisar os diferentes tipos de música; improvisação; diferenciar as características da música; reproduzir criações musicais; explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seus conhecimentos de mundo;



Nenhum comentário:

Postar um comentário