Planejamento do Infantil V
| PLANO DE ENSINO Formação Pessoal e Social EIXO: Identidade e Autonomia | |||
| OBJETIVOS | CONTEÚDO | ESTRATÉGIA | AVALIAÇÃO | 
| - construção de sua identidade   e autonomia, situando-se historicamente e culturalmente como um ser social e   emocional, estabelecendo interações com o meio. | - identidade; - próprio corpo; - família; - escola; - comunidade/Bairro; - Município: cultura, costumes, conhecimentos gerais. | - conversas informais; - histórias; - livros, revistas, jornais, etc. - jogos; - recortes, colagens,etc. - passeios; - vídeos. | - contínua e diagnóstica | 
| Habilidades e   Competências( Poderão ser Bimestrais): - conduzir e tomar decisões por si próprio; experimentar e   utilizar os recursos de que dispõe para a satisfação de suas necessidades   essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados e   agindo com progressiva autonomia;interessar-se progressivamente pelo cuidado   com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas a saúde e higiene;   ter uma imagem positiva de si, ampliando sua confiança, identificando cada   vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas;observar   e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se como   integrante, dependente e agente transformador e valorizando atitudes que   contribuam para sua conservação; conhecer manifestações culturais,   demonstrando atitudes de interesse, de respeito e de participação frente a   elas e valorizando a diversidade. | |||
| PLANO DE ENSINO Conhecimento de Mundo EIXO: Natureza e Sociedade | |||
| OBJETIVOS | CONTEÚDO | ESTRATÉGIA | AVALIAÇÃO | 
| - possibilitar o conhecimento de hábitos e costumes   sócio-culturais de sua localidade; - estabelecer algumas relações entre o meio ambiente ,   interessando-se e demonstrando curiosidade pelo mundo social, valorizando-o e   preservando-o; - estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as   formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para   preservação das espécies; | - os seres vivos; - elementos naturais existentes em seu  ambiente (mar,praia,água,terra,ar); - poluição e preservação; - a família; - a escola; - patrimônio histórico e cultural; - papéis sociais( meios de transporte, profissões, meios   de comunicação); - tradições culturais- folclore; | - cartazes; - colagem; -recortes; -jogos; -músicas; -estudo do meio; - Vídeos; | - contínua e diagnóstica | 
| Habilidades e Competências( Poderão ser Bimestrais): explorar o   ambiente para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com   pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando   curiosidade e interesse; interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo   social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para   compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos,   buscando informações e confrontando idéias;fazer algumas relações entre o   meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua   importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida   humana. | |||
| PLANO DE ENSINO Conhecimento de Mundo EIXO: Linguagem Oral e Escrita | |||
| OBJETIVOS | CONTEÚDO | ESTRATÉGIA | AVALIAÇÃO | 
| - expressar-se e comunicar-se   com o meio social de forma clara; - ampliar o vocabulário; - reconhecer, identificar e   estabelecer relações entre o seu nome e dos colegas; - apreciação de leituras,   vivenciando emoções, estabelecendo identificações. - ampliar gradativamente suas   possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer   vários gêneros orais e escritos, participando de diversas situações de   intercâmbio social nas quais possa contar suas vivências, ouvir as de outras   pessoas, elaborar e responder perguntas; - recontar histórias com maior   aproximação da história original no que se refere à descrição de personagens,   cenários e objetos, com ou sem a ajuda da professora; | - nome próprio; - jogos verbais (trava-línguas, parlendas, adivinhas,   quadrinhas, poemas, canções); - relatos; - narração de fatos; - reconto de histórias; - leitura de textos de diversos gêneros; - escrita espontânea; - escrita do próprio nome; | -jornais, revistas, livros; -crachás; - listas; - letras móveis; - carimbos; - vídeos; - cds; - colagens; -recortes; - cartazes; - construção de livrinhos; - Jogos; | - contínua e diagnóstica | 
| Habilidades e   Competências( Poderão ser Bimestrais): - interagir e expressar desejos, necessidades e   sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências, participando   de variadas situações de comunicação oral; familiarizar-se aos poucos com a   escrita, por meio da participação em situações nas quais ela se faz   necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias em   quadrinhos; ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e   expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos, e   participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possa   contar suas vivências, ouvir as de outras pessoas, elaborar e responder   perguntas; ser leitor, mesmo que não o faça da maneira convencional;   valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento; | |||
| PLANO DE   ENSINO EIXO: Artes   Visuais | |||
| OBJETIVOS | CONTEÚDO | ESTRATÉGIA | AVALIAÇÃO | 
| - ampliar seu conhecimento do mundo e da cultura através das artes   visuais; -valorizar a ação artística reconhecendo a singularidade de cada   indivíduo na criação; -expressar-se e comunicar-se em artes, utilizando principalmente a   linguagem do desenho e da pintura; - apreciar e valorizar as produções dos colegas; - desenvolver a   criatividade através de influências diversificadas por meios artísticos; | - o fazer artístico; - produção artística; - trabalhos manuais; - apreciação artística; - pinturas; - colagens; - modelagens; - recortes; - elementos de linguagem visual(cor, volume, forma, linha, textura,   contraste, luz); - dobraduras; | - pinturas; - desenhos; - colagens; - recortes; - mosaicos; - dobraduras; - modelagem; | - contínua e   diagnóstica | 
| Habilidades e Competências( Poderão ser Bimestrais): - ampliar o   conhecimento de mundo que as crianças possuem , manipulando diferentes   objetos e materiais, explorando suas características , propriedades e   possibilidades de manuseio , e entrando em contato com formas diversas de   expressões artísticas; produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do   desenho, da pintura, da modelagem, da colagem e da construção , desenvolvendo   o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;saber   apreciar as obras artísticas; | |||
| PLANO DE ENSINO EIXO: Matemática | |||
| OBJETIVOS | CONTEÚDO | ESTRATÉGIA | AVALIAÇÃO | 
| - estabelecer relações com os conhecimentos matemáticos   adquiridos no seu cotidiano com o da escola; - construir o pensamento matemático; Reconhecer e identificar cores, formas, tamanho e   espessura das figuras geométricas; - desenvolver as noções espaciais; - estabelecer vários tipos de relações (comparação,   classificação, ordenação, seriação, expressão de quantidade), representações   mentais, gestuais e indagações, observação e formulação de hipóteses; - construir o significado do número natural a partir de   seus diferentes usos no contexto social, explorando situações-problema que   envolvam contagens, medidas, códigos numéricos e sistema monetário; - estabelecer pontos de referência para situar-se,   posicionar-se e deslocar-se no espaço, bem como para identificar relações de   posição entre objetos no espaço, interpretar e fornecer instruções , usando   terminologia adequada; | - contagem oral; Noções simples de cálculo mental: comparar, ordenar,   decompor, redistribuir, juntar, tirar; - classificação; - seriação; - seqüência em ordem crescente ou decrescente em situações   concretas; - números nos vários contextos; - Grandezas e medidas( massa, tempo, comprimento,   maior/menor, grosso/fino, alto/baixo, pequeno/grande); - propriedades geométricas dos objetos; - direção e sentido; - posição; - sistema monetário; | - cartões numerados; - blocos lógicos; - jogo da memória; - relógio; - fita métrica; - cartazes; - materiais para manuseio: tampinhas, palitos, caixas,   potes, canudos, barbante, etc. - jogos; - atividades sistematizadas; | - contínua e diagnóstica | 
| Habilidades e   Competências( Poderão ser Bimestrais): - analisar as propriedades dos objetos e das relações que   podem estabelecer; habilidade para explorar e resolver  situações-problema que envolvam contagens,   medidas, códigos numéricos e sistema monetário; reconhecer grandezas   mensuráveis; | |||
| PLANO DE   ENSINO EIXO: Movimento | |||
| OBJETIVOS | CONTEÚDO | ESTRATÉGIA | AVALIAÇÃO | 
| - movimentar-se de diversas formas aprimorando a coordenação motora,   do seu próprio corpo e suas potencialidades; - ter um controle de todas as habilidades motoras essenciais; - desenvolver atitudes de interesse e cuidado com o próprio corpo; - explorar e ampliar as   possibilidades expressivas do próprio corpo utilizando-se de jogos e   brincadeiras; | - brincadeiras; -Jogos; -danças; | - músicas; - bolas; - cordas; - bambolês; - bexigas; -o próprio corpo; - brincadeiras; | - contínua e   diagnóstica | 
| Habilidades e Competências( Poderão ser Bimestrais): - habilidades   visomotoras( costurar, recortar, perfurar, repassar, pintar, enfileirar);   habilidades motoras; orientação espacial e temporal;   projeção-recepção/manipulação;controlar gradualmente o próprio movimento,   aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades   motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações; | |||
| PLANO DE ENSINO EIXO: Música | |||
| OBJETIVOS | CONTEÚDO | ESTRATÉGIA | AVALIAÇÃO | 
| - reconhecer a música como uma linguagem que se traduz em   formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e   pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som   e o silêncio; - identificar alguns gêneros musicais; - explorar e identificar elementos da música para se   expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo; - brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir   criações musicais; | - o fazer musical( improvisação, composição,   interpretação, características geradas pelo silêncio e pelos sons:   alturas-graves/agudos,timbre, velocidade, densidade, jogos musicais e   brincadeiras); - apreciação musical; - cantigas infantis; - músicas populares; - instrumentais; - jogos e brincadeiras que envolvam dança e música; | - cds; - fitas cassetes; - vídeos; | - contínua e diagnóstica | 
| Habilidades e   Competências( Poderão ser Bimestrais): - analisar os diferentes tipos de música; improvisação;   diferenciar as características da música; reproduzir criações musicais;   explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com   os outros e ampliar seus conhecimentos de mundo; | |||
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário