domingo, 3 de abril de 2011

A primeira impressão fica.


         Parece bobagem, mais não é! Cuidar da imagem é importante e necessário, pois está confirmado, a primeira impressão é a que fica e, para complicar, não existe segunda chance...
            É evidente que não é definitiva, mas para alterar a imagem arranhada, o esforço será muito maior do que aquele investido na manutenção da boa primeira impressão. Além do mais, ela pode ser decisiva para o sucesso dos seus negócios. Certo?
            Agir corretamente sempre é a melhor maneira de não correr o risco de falhar na primeira impressão. É nos primeiros trinta segundos de um contato que uma pessoa observa a outra pela primeira vez e faz sua avaliação. Nesse curto espaço de tempo, uma pessoa é taxada de simpática, inteligente ou o oposto. Nada menos que isso.
            Você já deve ter ouvido falar, ou talvez já tenha dito algo como: “não fui com a cara de fulano” ou “o santo não bateu”. Sem que tenha se dado conta, o olhar desviado durante o diálogo e apresentação, o tom agressivo ou desinteressado e até a mão trouxa ao cumprimentar pode ter criado essa impressão.
             Um simples sorriso, cabelos penteados e roupas adequadas ao ambiente e às pessoas, geralmente abrem as portas para um relacionamento duradouro. Segundo estudos, naqueles trinta segundos a mente humana formula mais de 100 impressões. Na maioria das vezes, nem todas são corretas.
            Exatamente por não saber o que se passa em sua cabeça, à pessoa usa as ferramentas externas para a avaliação. Quais são? Observa suas mãos, suas expressões faciais e características físicas, seu tom de voz, higiene e suas roupas. Se um desses itens estiver, digamos, em desalinho... catástrofe na certa. E, convenhamos, a imagem conta muito mesmo, é um cartão de visitas.
            Mas, já que alguém parou para pesquisar isso, sabemos que há como evitar o pior no primeiro contato. Manter isso nos contatos seguintes é outra história, vai depender de diversas habilidades que abordaremos futuramente. Para uma primeira impressão com sucesso, veja as dicas no quadro ao lado.
            E para finalizar, lembre-se de que o que você fala cria uma energia que retorna para você. Se é boa ou não, depende exclusivamente do que foi dito. Assim, fale coisas boas, seja positiva, deseje sorte e seja feliz!


De olho na simpatia


1. Seja educada

            Evite gírias, fale corretamente e em tom adequado. Falar alto denota nervosismo, falar baixo, insegurança. Palavrões? Nem pensar!

2. Sorria

            O sorriso possui a capacidade de desarmar qualquer pessoa, abre portas e alivia um ambiente hostil. Melhor que isso tudo, faz com que você se sinta bem e confiante.

3. Jamais, nunca, de forma alguma.

            Faça comentários sobre outras pessoas, a não ser que sejam elogios. Qualquer outra coisa parecerá fofoca.

4. Olhe nos olhos.

            Você demonstra seu interesse de maneira clara ao olhar nos olhos de quem fala com você. Desviar o olhar pode significar desinteresse – e é a mais pura verdade.

5. Invista no bom humor.

            A simpatia, graça e delicadeza são fundamentais para que você não apenas pareça uma boa pessoa, mas para que você se sinta assim. O alto astral atrai só coisas boas e é contagiante.

6. Cumprimente com um firme aperto de mão.

            Fale de maneira enfática e olhando nos olhos da pessoa que sente prazer em conhecê-la. O contato com os olhos demonstra seu envolvimento no encontro. E faça de tudo para não esquecer o nome da pessoa durante o diálogo.

7. Ouça atentamente.

            Acene positivamente com a cabeça para indicar que entende o que está sendo dito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário