Quanto ao ensino da matemática, destacamos a importância desse componente curricular nas práticas cotidianas, buscando uma visão integrada a partir do desenvolvimento das relações existentes entre os conceitos e seus procedimentos, utilizando materiais integrados à situações do dia a dia contemplando a concepção de letramento matemático.
Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.
Com a perspectiva de aprender brincando trago o JOGO DA MEMÓRIA DOS NÚMEROS para que a criança possa identificar e parear os números iguais.
De acordo com a BNCC você trabalha:
Habilidade:
EI03ET01 - Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
EI03ET05 - Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
EF01MA01 - Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
EF01MA02 - Contar de maneira exta ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
EF01MA04 - Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.
EF01MA09 - Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Identificar e registrar quantidades por meio de diferentes formas de representação (contagens, desenhos, símbolos, escrita de números, organização gráficos básicos etc.).
Objeto de conhecimento:
Contagem de rotina
Contagem ascendente e descendente
Reconhecimento de números no contexto diário: indicação de quantidades, indicação de ordem ou indicação de código para a organização de informações
Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências.
Competência específica:
Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.
Desenvolver o raciocínio lógico, o espirito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
Fonte:http://basenacionalcomum.mec.gov.br
VOCÊ VAI SE INTERESSAR:
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