quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Vamos Calcular!



    O conhecimento matemático é necessário para tosos os alunos da Educação Básica, seja por sua grande aplicação na sociedade contemporânea, seja pelas suas potencialidades na formação de cidadãos críticos, cientes de suas responsabilidades sociais.
    A Matemática não se restringe apenas à quantificação de fenômenos determinísticos - contagem, medição de objetos, grandezas - e das técnicas de cálculo com os números e com as grandezas, pois também estuda a incerteza proveniente de fenômenos de caráter aleatório. A Matemática cria sistemas abstratos, que organizam e inter-relacionam fenômenos do espaço, do movimento, das formas e dos números associados ou não a fenômenos do mundo físico. Esses sistemas contém ideias e objetos que são fundamentais para a compreensão de fenômenos, a construção de representações significativas e argumentações consistentes nos mais variados contextos.
     Com a perspectiva de aprender brincando trago o Jogo Roleta da Adição para que a criança possa realizar as continhas associando ao objeto.

De acordo com a BNCC você trabalha:

Habilidade:

EF01MA02 - Contar de maneira exta ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
EF01MA04 - Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.
EF01MA06 - Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
EF02MA05 - Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

Objeto de conhecimento:

Contagem de rotina
Contagem ascendente e descendente
Reconhecimento de números no contexto diário: indicação de quantidades, indicação de ordem ou indicação de código para a organização de informações
Construção de fatos básicos da adição

Competência específica:

Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes. 

Desenvolver o raciocínio lógico, o espirito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

Fonte:http://basenacionalcomum.mec.gov.br

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