TEMA 
 | 
CONTEÚDO 
 | 
ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS 
 | 
ARTIC. OUTRAS DISCIPLINAS 
 | 
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM 
 | 
Música e Dança 
 | 
- Lá em cima do Piano  
(v.1) 
- Cantigas de ninar: nosso repertório (v.1) 
- Mães e Filhos (v.2) 
 | 
-Apresentação das pessoinhas e história sobre o Tom; - Participação em brincadeiras e em conversa sobre cantiga de ninar; 
- Acompanhamento da leitura de letras de cantiga de ninar; 
- Apresentação de uma música; 
- Participação em conversa coletiva sobre os quadros de mães e filhos de alguns artistas e comparação entre eles; 
- Criação de retrato com a mãe. 
 | 
-Linguagem oral e escrita; 
- Matemática 
- Sociedade 
 | 
- Cantar as cantigas de ninar que conhece e aprenda outros acalantos; 
- Desenvolver as primeiras noções sobre o tema “maternidade”, apreciado por artistas de épocas diferentes e presente na pintura. 
- Conhecer obras de: Rembrant, Jacques-Louis David, Lasar Segal. 
 | 
Música e Dança 
 | 
- O corpo como instrumento de música (v.1); - O batuque do mundo (v.1); - Uma dança da minha região (v.1) (Festa Junina); - Viva Volpi (v.2) 
 | 
- Acompanhamento com palmos da recitação de parlenda; 
- Atividade coletiva com uso de instrumento de percussão; 
- exibição de danças folclóricas conhecidas pelas crianças; 
 | 
-Linguagem oral e escrita; 
- Matemática 
- Natureza e Sociedade 
 | 
- Explorar o corpo como instrumento musical; 
- Identificar alguns instrumentos de percussão; -Valorizar uma dança folclórica da região 
- Apreciar como Volpi incorporava as formas, as cores e os temas brasileiras nos seus quadros 
 | 
- Música e Dança 
- Artes Plásticas 
- Folclore 
 | 
- Bach e as bolinhas de sabão (v.1); 
- Viajando nos barcos de Van Gogh (v.1); 
- Lendas e músicas folclóricas 
 | 
 - Audição da música de Bach; - Elaboração de traçados a partir do ritmo musical; 
 - Acompanhamento de leitura; 
 - Realização de desenhos através de leitura; audição de músicas e lendas 
 | 
-Linguagem oral e escrita; 
- Natureza e Sociedade 
 | 
- Perceber a suavidade da música; 
- Apreciar o quadro “BARCOS DE PESCA”, NA PRAIA, EM SAINTES-MARIES-DE-LA-MER, DE VAN GOGH”; 
 - apreciar a cultura brasileira. 
 | 
- Música e Dança 
- Artes Plásticas 
- Folclore 
 | 
- Bach e as bolinhas de sabão (v.1);- Viajando nos barcos de Van Gogh (v.1);- Lendas e músicas 
 | 
 - Audição da música de Bach; - Elaboração de traçados a partir do ritmo musical; 
 - Acompanhamento de leitura; 
 - Realização de desenhos através de leitura; 
 | 
-Linguagem oral e escrita; 
- Natureza e Sociedade 
 | 
- Perceber a suavidade da música; 
- Apreciar o quadro “BARCOS DE PESCA”, NA PRAIA, EM SAINTES-MARIES-DE-LA-MER, DE VAN GOGH”;. 
 | 
- Artes Plásticas 
- Teatro 
 | 
- Picasso: desenhando meu auto-retrato; 
-Matisse e os recortes 
- Brincando com teatro (v.1); 
- Os três porquinhos (v.1) 
- Crianças brincando (v.1) 
- Brinquedos artesanais (v.1) 
 | 
- Observação da obra; 
- Recorte de forma livre; 
- Elaboração de desenho, incluindo a forma recortada; 
- Participação em teatro de bonecos; 
- Acompanhamento de leitura, com observação de ilustração de cenas, percebendo a sequência das mesmas; 
- Conversa sobre brinquedos e brincadeiras 
 | 
-Linguagem oral e escrita; 
- Natureza e Sociedade; 
- Matemática 
 | 
- Perceber que a pintura do seu autorretrato é diferente da imagem no espelho; 
 - Desenvolver a observação e a imaginação; 
- Apreciar reprodução de quadros de Renoir; - Criar enredo a partir de jogos dramáticos; - desenvolver noções de encenação; - Perceber que os brinquedos e brincadeiras fazem parte da cultura. 
 | 
- Artes Plásticas 
- Teatro 
 | 
- Viva Volpi! (As cores do Brasil) 
- Arca de Noé (Meio Ambiente) 
 | 
- Criação da Bandeira do Brasil utilizando triângulos; - Participação de colagem de figuras de animais; - Participação em jogo de mímica; - Participação em representação teatral A arca de Noé. 
 | 
- Linguagem Oral 
- Matemática; 
- Natureza e Sociedade 
 | 
- Apreciar como Volpi incorporava as formas, as cores e os temas brasileiros nos seus quadros; -Perceber na natureza diferentes formas de vida e seres não vivos; - Reconhecer e desenhar os elementos presentes na natureza; 
 | 
- Música e Dança 
- Artes Plásticas 
 | 
- Uma noite diferente 
 | 
- Participação em coral de Natal; 
- Participação em conversa sobre o verdadeiro sentido do Natal e as canções de Natal; 
- Acompanhamento da leitura do livro: “Noite Feliz”; 
- Pintura e montagem de presépio 
 | 
- Linguagem Oral 
 | 
- Conhecer a variedade do repertório da turma, em relação as canções natalinas; - Cantar canções natalinas; - Perceber o verdadeiro sentido do Natal 
 | 
- Artes Plásticas 
 | 
- Tom e os mestres figureiros (v.2); 
- Criando com barro: a cerâmica dos Carajás (v.1) 
 | 
- Acompanhamento da leitura do texto Tom brinca de mestre figureiro; - Observação de objetos (figuras) feitas por mestre Vitalino e por indígenas; 
 - Criação de peças com barros; Participação em exposição das peças em barro. 
 | 
- Linguagem Oral; 
- Matemática 
 | 
- Valorizar a arte Popular Brasileira, apreciando os trabalhos com barros dos mestre Vitalino e outros artesãos; - Aprimorar noções de medida e proporção; -Classificar as produções em argila de acordo com cada tema; - Trabalhar com argila, criando livremente uma peça com esse material. 
 | 
- Dança e música 
 | 
- Dançando as quatro Estações de Vivaldi (v.2) 
 | 
- Acompanhamento de leitura de texto informativo sobre Vivaldi, Veneza e As quatro estações; - participação em dança coletiva a partir da audição de A primavera, O verão, O outono e O inverno; - Montagem de guirlandas 
 | 
- Linguagem Oral 
 | 
- Apreciar os concertos As quatro estações percebendo como o artista cria na música o clima de cada estação; - Incentivar a interpretação da música por meio dos gestos e da expressão corporal 
 | 
- Teatro 
 | 
- Teatro do Tom: Chapeuzinho vermelho (v.2) 
 | 
- Construção coletiva da   história Chapeuzinho Vermelho; Participação em organização de equipes para representação teatral de Chapeuzinho Vermelho; participação em representação teatral 
 | 
- Linguagem Oral 
 | 
- Perceber a sequência de uma história; - Construir coletivamente uma história a partir do que já ouviu; Participar de uma peça de teatro. 
 | 
sábado, 13 de fevereiro de 2016
PLANO ANUAL – INFANTIL IV - Artes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário