sábado, 13 de fevereiro de 2016

PLANO ANUAL – INFANTIL IV - Artes



TEMA
CONTEÚDO
ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
ARTIC. OUTRAS DISCIPLINAS
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

Música e Dança






- Lá em cima do Piano 
(v.1)
- Cantigas de ninar: nosso repertório (v.1)
- Mães e Filhos (v.2)




-Apresentação das pessoinhas e história sobre o Tom; - Participação em brincadeiras e em conversa sobre cantiga de ninar;
- Acompanhamento da leitura de letras de cantiga de ninar;
- Apresentação de uma música;
- Participação em conversa coletiva sobre os quadros de mães e filhos de alguns artistas e comparação entre eles;
- Criação de retrato com a mãe.
-Linguagem oral e escrita;
- Matemática
- Sociedade
- Cantar as cantigas de ninar que conhece e aprenda outros acalantos;
- Desenvolver as primeiras noções sobre o tema “maternidade”, apreciado por artistas de épocas diferentes e presente na pintura.
- Conhecer obras de: Rembrant, Jacques-Louis David, Lasar Segal.

Música e Dança
- O corpo como instrumento de música (v.1); - O batuque do mundo (v.1); - Uma dança da minha região (v.1) (Festa Junina); - Viva Volpi (v.2)
- Acompanhamento com palmos da recitação de parlenda;
- Atividade coletiva com uso de instrumento de percussão;
- exibição de danças folclóricas conhecidas pelas crianças;
-Linguagem oral e escrita;
- Matemática
- Natureza e Sociedade
- Explorar o corpo como instrumento musical;
- Identificar alguns instrumentos de percussão; -Valorizar uma dança folclórica da região
- Apreciar como Volpi incorporava as formas, as cores e os temas brasileiras nos seus quadros
- Música e Dança

- Artes Plásticas

- Folclore

- Bach e as bolinhas de sabão (v.1);
- Viajando nos barcos de Van Gogh (v.1);
- Lendas e músicas folclóricas
 - Audição da música de Bach; - Elaboração de traçados a partir do ritmo musical;
 - Acompanhamento de leitura;
 - Realização de desenhos através de leitura; audição de músicas e lendas
-Linguagem oral e escrita;
- Natureza e Sociedade
- Perceber a suavidade da música;
- Apreciar o quadro “BARCOS DE PESCA”, NA PRAIA, EM SAINTES-MARIES-DE-LA-MER, DE VAN GOGH”;
 - apreciar a cultura brasileira.


- Música e Dança
- Artes Plásticas
- Folclore

- Bach e as bolinhas de sabão (v.1);- Viajando nos barcos de Van Gogh (v.1);- Lendas e músicas
 - Audição da música de Bach; - Elaboração de traçados a partir do ritmo musical;
 - Acompanhamento de leitura;
 - Realização de desenhos através de leitura;
-Linguagem oral e escrita;
- Natureza e Sociedade
- Perceber a suavidade da música;
- Apreciar o quadro “BARCOS DE PESCA”, NA PRAIA, EM SAINTES-MARIES-DE-LA-MER, DE VAN GOGH”;.

- Artes Plásticas
- Teatro

- Picasso: desenhando meu auto-retrato;
-Matisse e os recortes
- Brincando com teatro (v.1);
- Os três porquinhos (v.1)
- Crianças brincando (v.1)
- Brinquedos artesanais (v.1)
- Observação da obra;
- Recorte de forma livre;
- Elaboração de desenho, incluindo a forma recortada;
- Participação em teatro de bonecos;
- Acompanhamento de leitura, com observação de ilustração de cenas, percebendo a sequência das mesmas;
- Conversa sobre brinquedos e brincadeiras

-Linguagem oral e escrita;
- Natureza e Sociedade;
- Matemática
- Perceber que a pintura do seu autorretrato é diferente da imagem no espelho;
 - Desenvolver a observação e a imaginação;
- Apreciar reprodução de quadros de Renoir; - Criar enredo a partir de jogos dramáticos; - desenvolver noções de encenação; - Perceber que os brinquedos e brincadeiras fazem parte da cultura.

- Artes Plásticas

- Teatro

- Viva Volpi! (As cores do Brasil)
- Arca de Noé (Meio Ambiente)
- Criação da Bandeira do Brasil utilizando triângulos; - Participação de colagem de figuras de animais; - Participação em jogo de mímica; - Participação em representação teatral A arca de Noé.
- Linguagem Oral

- Matemática;

- Natureza e Sociedade
- Apreciar como Volpi incorporava as formas, as cores e os temas brasileiros nos seus quadros; -Perceber na natureza diferentes formas de vida e seres não vivos; - Reconhecer e desenhar os elementos presentes na natureza;


- Música e Dança
- Artes Plásticas




- Uma noite diferente
- Participação em coral de Natal;
- Participação em conversa sobre o verdadeiro sentido do Natal e as canções de Natal;
- Acompanhamento da leitura do livro: “Noite Feliz”;
- Pintura e montagem de presépio
- Linguagem Oral
- Conhecer a variedade do repertório da turma, em relação as canções natalinas; - Cantar canções natalinas; - Perceber o verdadeiro sentido do Natal

- Artes Plásticas



- Tom e os mestres figureiros (v.2);
- Criando com barro: a cerâmica dos Carajás (v.1)
- Acompanhamento da leitura do texto Tom brinca de mestre figureiro; - Observação de objetos (figuras) feitas por mestre Vitalino e por indígenas;
 - Criação de peças com barros; Participação em exposição das peças em barro.
- Linguagem Oral;
- Matemática
- Valorizar a arte Popular Brasileira, apreciando os trabalhos com barros dos mestre Vitalino e outros artesãos; - Aprimorar noções de medida e proporção; -Classificar as produções em argila de acordo com cada tema; - Trabalhar com argila, criando livremente uma peça com esse material.

- Dança e música



- Dançando as quatro Estações de Vivaldi (v.2)
- Acompanhamento de leitura de texto informativo sobre Vivaldi, Veneza e As quatro estações; - participação em dança coletiva a partir da audição de A primavera, O verão, O outono e O inverno; - Montagem de guirlandas
- Linguagem Oral
- Apreciar os concertos As quatro estações percebendo como o artista cria na música o clima de cada estação; - Incentivar a interpretação da música por meio dos gestos e da expressão corporal

- Teatro


- Teatro do Tom: Chapeuzinho vermelho (v.2)
- Construção coletiva da   história Chapeuzinho Vermelho; Participação em organização de equipes para representação teatral de Chapeuzinho Vermelho; participação em representação teatral
- Linguagem Oral
- Perceber a sequência de uma história; - Construir coletivamente uma história a partir do que já ouviu; Participar de uma peça de teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário