domingo, 7 de fevereiro de 2016

Projeto Identidade


JUSTIFICATIVA:

Este projeto tem o intuito de auxiliar a criança no conhecimento de si e do mundo, partindo de observações e estabelecendo relações com o meio onde vive.

Neste processo de construção do conhecimento, a criança começa a fazer comparações com o mundo que a cerca, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive.  Cabendo ao professor, identificar os conhecimentos prévios que o aluno tem para facilitar o andamento do projeto.

OBJETIVO:

O objetivo principal deste projeto é promover a integração das crianças, a apropriação da escrita e da oralidade e valorização do seu nome próprio, bem como no resgate da dignidade e da cidadania, através do fortalecimento da identidade, da cultura, e do restabelecimento da autoestima.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade;
·Conhecer o ECA, trabalhar cidadania através do mesmo;
·Conhecer a história e o significado de seu nome;
·Desenvolver a autonomia, a autoconfiança e autoestima da criança;
·Identificar e reconhecer aspectos de seu próprio corpo;
·Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
·Respeito e valorização por si mesmo e pelos outros;
·Reconhecer e aplicar regras simples de convívio social;
·Reconhecer suas preferências e as de seus colegas;
·Estimular nas crianças o gosto pelo fazer artístico levando-as à  reflexão sobre questões artísticas e estéticas de forma significativa.
·Estimular a criatividade da criança e auxiliar em seu desenvolvimento motor.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES:

-Contação de histórias por meio de diferentes meios (livros, fantoches, etc);
-Cantigas de roda nos diferentes momentos estabelecidos na rotina diária;
-Atividades com imagens; com diversos objetos sonoros; com carimbo de mãos e pés; com a ficha do nome;
-Sessão cineminha;
-Brincadeiras e cantigas que incluem diferentes formas de contagem;
-Propor sistematicamente brincadeiras em grupos, integrando as crianças através de conversa em rodinhas, a fim de possibilitar o conhecimento e a aproximação das crianças;
-Organizar atividades individuais como criação e confecção de crachás, a partir de desenho e cartaz para a identificação da criança;
-Trabalhar a percepção do corpo a partir de observações sistemáticas, no espelho, do rosto, dos cabelos, das partes do corpo, da altura, etc;
-Estabelecer observações em duplas acerca das diferenças e semelhanças entre os demais colegas, buscando construir o conceito do eu e do outro;
-Fazer gráficos de altura, após as observações no espelho, procurando estabelecer as diferenças e as semelhanças de tamanho entre as crianças;
-Fazer um desenho de corpo inteiro, incentivando a criança a reproduzir a sua autoimagem; para isso, disponibilizar a ela diversos materiais como: tinta, pincéis, papel colorido, etc;
-Na classe: nomear todos os objetos e móveis ali presentes;
-Exposição de fotos antigas e atuais;
-Coleta de dados das preferências da criança;
-Construção de corpo humano em papel madeira e listagem das suas partes;
-Reflexão sobre família e sua importância;
-Confecção do Documento de Identificação;
-Desenhos com impressões digitais;
-Leitura de imagens com a temática de: boas maneiras e regras de boa convivência.

PERÍODO DE DURAÇÃO: Janeiro e Fevereiro

AVALIAÇÃO: Registro das atividades e experiências realizadas pelas crianças e reflexão sobre a prática.

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