Este projeto tem o intuito de
auxiliar a criança no conhecimento de si e do mundo, partindo de observações e
estabelecendo relações com o meio onde vive.
Neste processo de construção
do conhecimento, a criança começa a fazer comparações com o mundo que a cerca,
ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está
presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o
ambiente onde vive. Cabendo ao
professor, identificar os conhecimentos prévios que o aluno tem para facilitar
o andamento do projeto.
OBJETIVO:
O objetivo principal
deste projeto é promover a integração das crianças, a apropriação da escrita e
da oralidade e valorização do seu nome próprio, bem como no resgate da
dignidade e da cidadania, através do fortalecimento da identidade, da cultura,
e do restabelecimento da autoestima.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade;
·Conhecer o ECA, trabalhar cidadania através do mesmo;
·Conhecer a história e o significado de seu nome;
·Desenvolver a autonomia, a autoconfiança e autoestima
da criança;
·Identificar
e reconhecer aspectos de seu próprio corpo;
·Desenvolver o
hábito de cuidar de si mesmo;
·Respeito
e valorização por si mesmo e pelos outros;
·Reconhecer
e aplicar regras simples de convívio social;
·Reconhecer
suas preferências e as de seus colegas;
·Estimular
nas crianças o gosto pelo fazer artístico levando-as à reflexão sobre
questões artísticas e estéticas de forma significativa.
·Estimular
a criatividade da criança e auxiliar em seu desenvolvimento motor.
SUGESTÃO DE ATIVIDADES:
-Contação de
histórias por meio de diferentes meios (livros, fantoches, etc);
-Cantigas de roda
nos diferentes momentos estabelecidos na rotina diária;
-Atividades com
imagens; com diversos objetos sonoros; com carimbo
de mãos e pés; com a ficha do nome;
-Sessão
cineminha;
-Brincadeiras e
cantigas que incluem diferentes formas de contagem;
-Propor
sistematicamente brincadeiras em grupos, integrando as crianças através de
conversa em rodinhas, a fim de possibilitar o conhecimento e a aproximação das
crianças;
-Organizar
atividades individuais como criação e confecção de crachás, a partir de desenho
e cartaz para a identificação da criança;
-Trabalhar a
percepção do corpo a partir de observações sistemáticas, no espelho, do rosto,
dos cabelos, das partes do corpo, da altura, etc;
-Estabelecer
observações em duplas acerca das diferenças e semelhanças entre os demais
colegas, buscando construir o conceito do eu e do outro;
-Fazer gráficos
de altura, após as observações no espelho, procurando estabelecer as diferenças
e as semelhanças de tamanho entre as crianças;
-Fazer um desenho
de corpo inteiro, incentivando a criança a reproduzir a sua autoimagem; para
isso, disponibilizar a ela diversos materiais como: tinta, pincéis, papel
colorido, etc;
-Na classe:
nomear todos os objetos e móveis ali presentes;
-Exposição de fotos antigas e atuais;
-Coleta
de dados das preferências da criança;
-Construção de corpo humano em papel madeira e listagem das suas partes;
-Reflexão sobre família e sua importância;
-Construção de corpo humano em papel madeira e listagem das suas partes;
-Reflexão sobre família e sua importância;
-Confecção
do Documento de Identificação;
-Desenhos com
impressões digitais;
-Leitura de
imagens com a temática de: boas maneiras e regras de boa convivência.
PERÍODO DE DURAÇÃO: Janeiro e Fevereiro
AVALIAÇÃO: Registro das atividades e experiências realizadas pelas crianças e reflexão sobre a prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário