DISCIPLINA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
TEMA
|
CONTEÚDO
|
ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
|
ARTIC. OUTRAS DISCIPLINAS
|
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
|
Socialização;
Coordenação Motora;
-Contação de histórias;
- Crachá
|
- Conversa Informal
- Brincadeiras de integração
-Contação de História
- Visualizar a escrita do nome no crachá;
- Regras de convivência
- coordenação motora
|
- Realização de roda de conversa para promover a socialização entre as crianças e a professora;
- Promoção de brincadeiras de integração;
- Visualização do seu nome no crachá;
- Construção coletiva das regras de convivência;
- Resolução de atividades para desenvolvimento da coordenação motora fina
|
- Natureza e Sociedade
-Formação Pessoal e Humana
|
-Promover a socialização e a interação entre alunos e professora;
-Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
-Apreciar leituras de histórias;
-Ampliar suas possibilidades de comunicação e expressão;
-Reconhecer o seu nome;
-Pseudoleitura das regras de convivência;
|
Coordenação Motora;
-Contação de histórias;
- Nome;
- Vogal A
- Letra inicial
|
- Hora da História;
- Pré-nome e letra inicial;
- Escrita espontânea do nome;
- Música e história da vogal A;
- Coordenação motora fina
|
- Realização de roda de conversa;
- Promoção de brincadeiras com o nome das crianças;
- Memorização do seu pré-nome, utilizando o alfabeto móvel;
- Resolução de atividades para desenvolvimento da coordenação motora fina;
- Reconhecimento e escrita da vogal A;
- Atividades com diversos portadores de textos;
- Recorte e colagem;
- Identificação de letra inicial
|
- Artes
- Formação Pessoal e Humana
|
-Apreciar leituras de histórias;
-Ampliar suas possibilidades de comunicação e expressão;
-Reconhecer o seu nome na ficha;
- Ampliar sua possibilidade motora;
- Reconhecer e escrever a vogal A;
- Reconhecer palavras que iniciam com a vogal A;
- Identificar a letra inicial do seu nome
|
Coordenação Motora;
-História Muda;
- Nome;
- Vogal A e E;
- Letra inicial
- Contação de história
|
- Contando Palavras;
- Vogal A e E;
- História muda;
- Música e história da vogal A e E;
- Letra inicial de palavras significativas;
- Escrita espontânea
|
- Promoção de brincadeiras com o nome das crianças;
- Memorização do seu pré-nome, utilizando o alfabeto móvel;
- Contagem das letras de palavras e do seu próprio nome e dos colegas;
- Reconhecimento e escrita da vogal A e E;
- Identificação de letra inicial;
- Jogo da memória de letras, nomes e desenhos;
- Quebra-cabeças variados; Bingo de letras
- Preparação de álbuns
|
- Artes
- Matemática
- Natureza e Sociedade
|
-Reconhecer e escrever seu nome;
-Familiarizar-se com a escrita através do manuseio de portadores textuais diversos;
-Analisar palavras estruturalmente;
-Ampliar suas possibilidades de comunicação e expressão;
-Escolher livros para apreciar;
-Reconhecer, identificar e grafar as vogais;
-Reproduzir seu nome;
- Identificar a letra inicial de palavras significativas.
|
Coordenação Motora;
-História Muda;
- Nome;
- Vogal I
- Letra inicial
- Letra final
|
- Contando palavras;
- Vogal I;
- História muda;
- Música e História da vogal I;
- Letra inicial e final de palavras significativas;
- Escrita espontânea
|
- Contagem das letras de palavras e do seu próprio nome e dos colegas;
- Reconhecimento e escrita da vogal I;
- Identificação de letra inicial e final;
- Bingo de letras, de iniciais dos nomes das crianças e de outras palavras significativas;
- Jogo da memória de letras, nomes e desenhos;
|
- Artes
- Matemática
- Natureza e Sociedade
|
-Reconhecer e escrever seu nome;
-Ampliar suas possibilidades de comunicação e expressão;
-Escolher livros para apreciar;
-Reconhecer, identificar e grafar as vogais;
-Reproduzir seu nome;
- Identificar a letra inicial e final de palavras significativas.
|
Coordenação Motora;
-História Muda;
- Nome;
- Vogal O
- Letra inicial
- Letra final
|
- Contando palavras;
- Vogal O;
- História muda;
- Música da vogal O;
- Letra inicial e final de palavras significativas
|
- Memorização do seu pré-nome, utilizando o alfabeto móvel;
- Resolução de atividades para desenvolvimento da coordenação motora fina;
- Contagem das letras de palavras e do seu próprio nome e dos colegas;
- Atividades com diversos portadores de textos;
- Reconhecimento e escrita da vogal O;
- Reconto de história
- Identificação de letra inicial e final;
- Desenho livre, pintura, modelagem;
|
- Artes
- Matemática
- Natureza e Sociedade
|
-Reconhecer e escrever seu nome;
-Familiarizar-se com a escrita através do manuseio de portadores textuais diversos;
-Analisar palavras estruturalmente;
-Ampliar suas possibilidades de comunicação e expressão;
-Escolher livros para apreciar;
-Reconhecer, identificar e grafar as vogais;
-Reproduzir seu nome;
- Identificar a letra inicial e final de palavras significativas.
|
Coordenação Motora;
-História Muda;
- Nome;
- Vogal U
- Letra inicial
- Letra final
|
- Contando palavras;
- Vogal U;
- História muda;
- Música da vogal U;
- Letra inicial e final de palavras significativas
|
- Memorização do seu nome, utilizando o alfabeto móvel;
- Reconhecimento e escrita da vogal U;
- Bingo de letras, de iniciais dos nomes das crianças e de outras palavras significativas;
- Jogo da memória de letras, nomes e desenhos; - Quebra-cabeças variados;
- Preparação de álbuns
|
- Artes
- Matemática
- Natureza e Sociedade
|
-Reconhecer e escrever seu nome;
-Analisar palavras estruturalmente;
-Ampliar suas possibilidades de comunicação e expressão;
-Reconhecer, identificar e grafar as vogais;
-Reproduzir seu nome;
- Identificar a letra inicial e final de palavras significativas.
|
Coordenação Motora;
-História Muda;
- Nome;
- Letras e números
- Vogais
- Letra inicial
- Letra final
|
- Contando palavras;
- Vogais revisão;
- História muda;
- Letra inicial e final de palavras significativas
|
- Memorização do seu nome, utilizando o alfabeto móvel;
- Resolução de atividades para desenvolvimento da coordenação motora fina;
- Contagem das letras de palavras e do seu próprio nome e dos colegas;
- Atividades com diversos portadores de textos;
- Reconto de história
- Identificação de letra inicial e final
|
- Artes
- Matemática
- Natureza e Sociedade
|
-Reconhecer e escrever seu nome;
-Familiarizar-se com a escrita através do manuseio de portadores textuais diversos;
-Analisar palavras estruturalmente;
-Ampliar suas possibilidades de comunicação e expressão;
- Identificar a letra inicial e final de palavras significativas.
|
Coordenação Motora;
-História Muda;
- Nome;
- Letras e números
- Vogais e Consoantes
- Letra inicial
- Letra final
|
- Contando palavras;
- Vogais e consoantes;
- História muda;
- Letra inicial e final de palavras significativas
|
- Memorização do seu nome, utilizando o alfabeto móvel;
- Resolução de atividades para desenvolvimento da coordenação motora fina;
- Contagem das letras de palavras e do seu próprio nome e dos colegas;
- Atividades com diversos portadores de textos;
- Identificação de letra inicial e final;
- Desenho livre, pintura, modelagem;
leitura de diversos portadores de textos;
|
- Artes
- Matemática
- Natureza e Sociedade
|
-Reconhecer e escrever seu nome;
-Familiarizar-se com a escrita através do manuseio de portadores textuais diversos;
-Analisar palavras estruturalmente;
-Ampliar suas possibilidades de comunicação e expressão;
-Reconhecer, identificar e grafar as vogais;
-Reproduzir seu nome;
- Diferenciar vogais e consoantes
- Identificar a letra inicial e final de palavras significativas.
|
-História Muda;
- Letras e números
- Vogais e Consoantes
- Letra inicial e final
|
- Contando palavras;
- Vogais e consoantes;
- História muda;
- Letra inicial e final de palavras significativas
|
- Contagem das letras de palavras e do seu próprio nome e dos colegas;
- Atividades com diversos portadores de textos;
- Reconto de história
- Identificação de letra inicial e final;
- Desenho livre, pintura, modelagem;
leitura de diversos portadores de textos;
- Bingo de letras, de iniciais dos nomes das crianças e de outras palavras significativas;
|
- Artes
- Matemática
- Natureza e Sociedade
|
-Reconhecer e escrever seu nome;
-Familiarizar-se com a escrita através do manuseio de portadores textuais diversos;
-Analisar palavras estruturalmente;
-Ampliar suas possibilidades de comunicação e expressão;
-Escolher livros para apreciar;
-Reconhecer, identificar e grafar as vogais;
|
- Letras e números
- Vogais/ Consoantes
- Letra inicial
- Letra final
|
- Contando palavras;
- Vogais e consoantes;
- Letra inicial e final de palavras significativas
|
- Contagem das letras de palavras e do seu próprio nome e dos colegas;
- Atividades com diversos portadores de textos;
- Reconto de história
- Identificação de letra inicial e final;
- Desenho livre, pintura, modelagem;
leitura de diversos portadores de textos;
- Bingo de letras, de iniciais dos nomes das crianças e de outras palavras significativas;
- Preparação de álbuns
|
- Artes
- Matemática
- Natreza e Sociedade
|
-Reconhecer e escrever seu nome;
-Familiarizar-se com a escrita através do manuseio de portadores textuais diversos;
-Analisar palavras estruturalmente;
-Ampliar suas possibilidades de comunicação e expressão;
-Reconhecer, identificar e grafar as vogais;
-Reproduzir seu nome;
- Identificar a letra inicial e finalde palavras significativas.
|
-Coord. Motora;
- História Muda;
- Nome;
- Letras e números
- Vogais/ Consoantes
- Letra inicial
- Letra final
|
- Contando palavras;
- Vogais e consoantes;
- História muda;
- Letra inicial e final de palavras significativas
|
- Memorização do seu nome, utilizando o alfabeto móvel;
- Resolução de atividades para desenvolvimento da coordenação motora fina;
- Contagem das letras de palavras e do seu próprio nome e dos colegas;
- Atividades com diversos portadores de textos;
- Reconto de história
- Identificação de letra inicial e final;
- Desenho livre, pintura, modelagem;
leitura de diversos portadores de textos;
- Bingo de letras, de iniciais dos nomes das crianças e de outras palavras significativas;
- Jogo da memória de letras, nomes e desenhos;
- Quebra-cabeças variados;
- Preparação de álbuns
|
- Artes
- Matemática
- Natureza e Sociedade
|
-Reconhecer e escrever seu nome;
-Familiarizar-se com a escrita através do manuseio de portadores textuais diversos;
-Analisar palavras estruturalmente;
-Ampliar suas possibilidades de comunicação e expressão;
-Escolher livros para apreciar;
-Reconhecer, identificar e grafar as vogais;
-Reproduzir seu nome;
- Identificar a letra inicial de palavras significativas;
- Diferenciar vogais e consoantes
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário