TEMA
|
CONTEÚDO
|
ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
|
ARTIC. OUTRAS DISCIPLINAS
|
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
|
- Quem sou eu?
- A escola
- A família
|
- Nome da criança
- Eu e o outro
- As dependências da escola;
- Os profissionais que trabalham na escola;
- Materiais escolares;
- Minha Mãe
|
- Participação em roda de conversa, para conhecer os nomes dos colegas;
- Passeio pela escola;
- Construção das regras de convivência;
- Conversa sobre o papel das mães
|
- Linguagem
- Matemática
|
-Familiarizar a criança no espaço escolar, sua rotina e seus funcionários;
-Desenvolver o conceito de identidade e de grupo social a partir da interação com outro;
-Valorizar seu grupo familiar e o papel das mães;
-Expressar atitudes de carinho para com a mãe
|
- O meu Corpo
- A família
- Meio Ambiente
|
- As partes do corpo;
-Como cuidar do meu corpo;
- Cuidados com o meio ambiente
|
- Confecção de um corpo em tamanho real usando as crianças;
- Utilização de música, brincadeiras;
- Organização de mural sobre práticas de higiene;
- Valorização de atitudes de preservação dos espaços coletivos e meio ambiente;
|
-Música
- Linguagem oral
|
-Conhecer as diversas características da estrutura familiar;
- Reconhecer e nomear as partes do corpo;
-Conhecer e praticar normas de higiene;
- Valorizar o cuidado com o corpo e a higiene do ambiente para manutenção da saúde;
-Estabelecer relações entre meio ambiente e as formas de vida nele presente;
-Desenvolver atitudes de cuidado e preservação do meio ambiente;
|
- Os meus sentidos
- Onde eu moro?
|
- Os órgãos dos sentidos;
- A minha casa
- O que há na minha rua
|
- Participação em atividades que envolvam os nossos sentidos;
- Conhecimento das partes da casa;
- Observação do que há na rua que a criança mora
|
- Música
- Linguagem oral
|
- Identificar os órgãos do sentido e suas respectivas funções;
- Observar e valorizar sua moradia;
- Observar a rua em que mora
|
- Meios de transporte;
- O trânsito;
- Meios de comunicação
|
- Transportes terrestres;
- Transportes aquáticos;
- Transportes aéreos;
- Atravessar com cuidado;
- Tipos de meios de comunicação
|
- Brincadeiras, música, jogo da memória;
- Simulação de percurso de rua, utilizando as normas de trânsito;
- Utilização de fotos e desenhos que mostrem meios de transporte, normas de trânsito e meios de comunicação.
|
- Linguagem oral
- Teatro
|
-Conhecer e respeitar regras simples de trânsito;
-Identificar os diversos tipos de transportes.
-Compreender a importância de respeitar as regras de trânsito para prevenir acidentes;
-Compreender a importância dos meios de comunicação nos dias atuais;
|
- Eu e a natureza
|
- Seres vivos e não vivos;
- Animais vertebrados e invertebrados;
- Animais terrestres e
animais aquáticos;
- Animais mamíferos e ovíparos;
|
- Brincadeiras, músicas, jogos
- Confecção de álbum;
- Filmes, desenhos, revistas, livros
- Fantoches
|
- Linguagem;
- Matemática
|
-Reconhecer e identificar os animais vertebrados e invertebrados;
-Reconhecer e identificar os seres vivos e não vivos;
-Reconhecer e identificar os animais terrestres e animais aquáticos;
-Reconhecer e identificar os animais mamíferos e ovíparos;
|
- Eu e a natureza
|
- Como os animais se locomovem;
- Hábitos e características;
- animais domésticos e animais silvestres;
- Animais úteis e animais nocivos.
|
- Brincadeiras, músicas, jogos
- Confecção de álbum;
- Filmes, desenhos, revistas, livros
- Fantoches
|
- Linguagem;
- Matemática
|
- Perceber a como os animais se locomovem;
- Reconhecer as características e hábitos de diferentes animais;
- Diferenciar entre úteis e nocivos.
|
- Dia e Noite
- Condições do tempo
- A água
|
- Atividades diurnas;
- Atividades noturnas;
- Tempo: com sol, com chuva, nublado;
- Utilidades da água;
- Água limpa e água poluída
|
- Observação do tempo;
- Estabelecimento de relações entre os fenômenos da natureza;
- Estabelecimento de relações entre o dia e a noite e atividades desenvolvidas no seu dia a dia;
- Percepção da importância da água em nosso dia a dia.
|
- Linguagem;
- Artes
|
-Apontar as diferenças entre o dia e a noite;
-Estabelecer relações entre os fenômenos da natureza
-Reconhecer a água como fonte de vida e saúde.
|
- Estações do Ano;
- As plantas
|
- Outono
- Primavera
- Verão
- Inverno
- As partes das plantas
|
- Leitura e interpretação de fotos, revistas;
- Brincadeiras, músicas, jogos
- Confecção de árvore
|
- Artes
- Linguagem
|
-Conhecer as características de cada estação do ano;
-Perceber a importância de cada parte de uma planta;
-Perceber a importância das plantas em nossa vida.
|
- As profissões
|
- Tipos de Profissionais
|
- Brincadeiras, músicas, jogos;
- Conversa relacionando as profissões com os ambientes que trabalham e materiais que utilizam
|
- Linguagem
|
- Identificar e valorizar os diversos tipos de profissões;
- Relacionar as profissões e o meio social onde vive
|
-Alimentação
|
- Alimentação variada e nutritiva;
- Frutas, verduras e legumes
|
- Dia da salada de fruta;
- Confecção de álbum;
- recorte e colagem dos alimentos
|
- Priorizar uma alimentação saudável;
-Estabelecer relações entre os alimentos e uma vida saudável;
- Diferenciar entre Frutas, verduras e legumes
|
sábado, 13 de fevereiro de 2016
PLANO ANUAL – INFANTIL IV - Natureza e Sociedade
Marcadores:
Educação Infantil,
Natureza e Sociedade,
Planejamentos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário