sábado, 13 de fevereiro de 2016

PLANO ANUAL – INFANTIL IV - Natureza e Sociedade


TEMA
CONTEÚDO
ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
ARTIC. OUTRAS DISCIPLINAS
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM


- Quem sou eu?
- A escola
- A família

- Nome da criança
- Eu e o outro
- As dependências da escola;
- Os profissionais que trabalham na escola;
- Materiais escolares;
- Minha Mãe
- Participação em roda de conversa, para conhecer os nomes dos colegas;
- Passeio pela escola;
- Construção das regras de convivência;
- Conversa sobre o papel das mães


- Linguagem

- Matemática
-Familiarizar a criança no espaço escolar, sua rotina e seus funcionários;
-Desenvolver o conceito de identidade e de grupo social a partir da interação com outro;
-Valorizar seu grupo familiar e o papel das mães;
-Expressar atitudes de carinho para com a mãe


- O meu Corpo
- A família
- Meio Ambiente



- As partes do corpo;
-Como cuidar do meu corpo;
- Cuidados com o meio ambiente
- Confecção de um corpo em tamanho real usando as crianças;
- Utilização de música, brincadeiras;
- Organização de mural sobre práticas de higiene;
- Valorização de atitudes de preservação dos espaços coletivos e meio ambiente;

-Música
- Linguagem oral
-Conhecer as diversas   características da estrutura familiar;
- Reconhecer e nomear as partes do corpo;
-Conhecer e praticar normas de higiene;
- Valorizar o cuidado com o corpo e a higiene do ambiente para manutenção da saúde;
-Estabelecer relações entre meio ambiente e as formas de vida nele presente;
-Desenvolver atitudes de cuidado e preservação do meio ambiente;

- Os meus sentidos

- Onde eu moro?
- Os órgãos dos sentidos;
- A minha casa
- O que há na minha rua
- Participação em atividades que envolvam os nossos sentidos;
- Conhecimento das partes da casa;
- Observação do que há na rua que a criança mora

- Música
- Linguagem oral
- Identificar os órgãos do sentido e suas respectivas funções;
- Observar e valorizar sua moradia;
- Observar a rua em que mora

- Meios de transporte;
- O trânsito;
- Meios de comunicação
- Transportes terrestres;
- Transportes aquáticos;
- Transportes aéreos;
- Atravessar com cuidado;
- Tipos de meios de comunicação
- Brincadeiras, música, jogo da memória;
- Simulação de percurso de rua, utilizando as normas de trânsito;
- Utilização de fotos e desenhos que mostrem meios de transporte, normas de trânsito e meios de comunicação.



- Linguagem oral
- Teatro
-Conhecer e respeitar regras simples de trânsito;
-Identificar os diversos tipos de transportes.
-Compreender a importância de respeitar as regras de trânsito para prevenir acidentes;
-Compreender a importância dos meios de comunicação nos dias atuais;


- Eu e a natureza


- Seres vivos e não vivos;
- Animais vertebrados e invertebrados;
- Animais terrestres e
animais aquáticos;
- Animais mamíferos e ovíparos;

- Brincadeiras, músicas, jogos
- Confecção de álbum;
- Filmes, desenhos, revistas, livros
- Fantoches

- Linguagem;
- Matemática
-Reconhecer e identificar os animais vertebrados e invertebrados;
-Reconhecer e identificar os seres vivos e não vivos;
-Reconhecer e identificar os animais terrestres e animais aquáticos;
-Reconhecer e identificar os animais mamíferos e ovíparos;

- Eu e a natureza





- Como os animais se locomovem;
- Hábitos e características;
- animais domésticos e animais silvestres;
- Animais úteis e animais nocivos.
- Brincadeiras, músicas, jogos
- Confecção de álbum;
- Filmes, desenhos, revistas, livros
- Fantoches


- Linguagem;
- Matemática
- Perceber a como os animais se locomovem;
- Reconhecer as características e hábitos de diferentes animais;
- Diferenciar entre úteis e nocivos.

- Dia e Noite
- Condições do tempo
- A água
- Atividades diurnas;
- Atividades noturnas;
- Tempo: com sol, com chuva, nublado;
- Utilidades da água;
- Água limpa e água poluída
- Observação do tempo;
- Estabelecimento de relações entre os fenômenos da natureza;
- Estabelecimento de relações entre o dia e a noite e atividades desenvolvidas no seu dia a dia;
- Percepção da importância da água em nosso dia a dia.

- Linguagem;
- Artes
 -Apontar as diferenças entre o dia e a noite;
-Estabelecer relações entre os fenômenos da natureza 
-Reconhecer a água como fonte de vida e saúde.

- Estações do Ano;

- As plantas
- Outono
- Primavera
- Verão
- Inverno
- As partes das plantas
- Leitura e interpretação de fotos, revistas;
- Brincadeiras, músicas, jogos
- Confecção de árvore

- Artes
- Linguagem
-Conhecer as características de cada estação do ano;
-Perceber a importância de cada parte de uma planta;
-Perceber a importância das plantas em nossa vida.
- As profissões
- Tipos de Profissionais
- Brincadeiras, músicas, jogos;
- Conversa relacionando as profissões com os ambientes que trabalham e materiais que utilizam

- Linguagem
- Identificar e valorizar os diversos tipos de profissões;
- Relacionar as profissões e o meio social onde vive

-Alimentação
- Alimentação variada e nutritiva;
- Frutas, verduras e legumes
- Dia da salada de fruta;
- Confecção de álbum;
- recorte e colagem dos alimentos

- Priorizar uma alimentação saudável;
-Estabelecer relações entre os alimentos e uma vida saudável;
- Diferenciar entre Frutas, verduras e legumes

Nenhum comentário:

Postar um comentário